Estudo da intenção de compra de cervejas artesanais

Autores

  • Nícolas Santos de Castro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raoni de Oliveira Inácio UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Maurinice Daniela Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Harrison Bachion Ceribeli UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.60421

Resumo

Este estudo busca compreender os fatores que determinam a intenção de compra de cervejas artesanais dos consumidores brasileiros. A abordagem empregada é quantitativa e utilizou-se a técnica de Equações Estruturais. Os resultados do modelo revelaram uma influência positiva dos construtos avaliados na intenção de compra. Destacou-se o construto satisfação com a cerveja com R² = 0,991. O modelo contribui para o entendimento das determinantes por trás da escolha dos brasileiros por cervejas artesanais e, com isso, auxilia na fidelização de clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Raoni de Oliveira Inácio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, EAESP/FGV). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas. Desenvolve trabalhos relacionados às temáticas de marketing. 

Maurinice Daniela Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2019). Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia do produto e qualidade.

Harrison Bachion Ceribeli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Ciências pelo Programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Possui experiência na prestação de serviços de consultoria, tendo atuado também no planejamento e gestão de estoques em empresa de grande porte. Coautor de diversos artigos e de três livros na área de Administração. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

##submission.downloads##

Publicado

2024-01-26

Edição

Secção

Artigos/Papers