ENTRE O FRACASSO E A ESPERANÇA PIERRE FURTER E SEU ENCONTRO COM O PENSAMENTO UTÓPICO

Autores

  • Juliano Peroza

DOI:

https://doi.org/10.22409/mks27812

Palavras-chave:

Pierre Furter, Fracasso, Pensamento Utópico

Resumo

Este artigo surgiu da curiosidade em compreender os motivos que levaram o educador suíço, Pierre
Furter, a se interessar pelo pensamento utópico. O principal objetivo deste texto, portanto, é elucidar
as circunstâncias históricas e existenciais que aproximaram o professor Furter das temáticas da utopia
e da esperança. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se da hermenêutica, suporte analítico
que permite a interpretação e compreensão de textos, com base nos referenciais bibliográficos,
publicações, assim como as entrevistas com o próprio Furter. Evidenciou-se que, para Pierre Furter, a
categoria do fracasso foi o elemento central que lhe conduziu aos estudos sobre o pensamento utópico.
O estudo sobre o pensamento utópico foi fundamental em dois sentidos: em primeiro lugar, para
manter a esperança viva frente ao sentimento de frustração representado no fracasso; em segundo
lugar, porque a utopia permite ao educador uma atitude de liberdade e coragem diante dos problemas
que enfrenta, apesar dos fracassos que possam vir a acontecer. Por fim, foi possível identificar como
Furter incorpora a categoria do fracasso ao longo de suas reflexões epistêmicas sobre a esperança,
conferindo-lhe uma posição central entre as exigências do pensamento utópico.

Publicado

2025-05-16

Como Citar

ENTRE O FRACASSO E A ESPERANÇA PIERRE FURTER E SEU ENCONTRO COM O PENSAMENTO UTÓPICO. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/mks27812. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67853. Acesso em: 5 dez. 2025.