Vol. 19 No. 1 (2025): DA UTOPIA À EDUCAÇÃO TRANSFORMADA: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE FURTER À PEDAGOGIA SOCIAL

					Afficher Vol. 19 No. 1 (2025): DA UTOPIA À EDUCAÇÃO TRANSFORMADA: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE FURTER À PEDAGOGIA SOCIAL

Baixo uma aparência distante, o professor Pierre Furter foi um grande observador e analista
da realidade social e educativa. Um home calado mais atento a todo o que passava nos
territórios e as comunidades ao seu lado.

Na busca da utopia da liberdade humana, a transformação social, a transcendência e o
desenvolvimento cultural e educativo, Furter observou, ouviu em silêncio, soube dialogar,
analisou e trouxe conclusões sobre a utopia e a educação transformadora. Ele mesmo
testemunha como vai para Recife para encontrar-se com o Paulo Freire e é ali onde vai
experimentar a coerência entre a utopia educativa, que ele estava a estudar, e as práticas
formativas transformadoras nos círculos de cultura e as campanhas de alfabetização que o
Paulo dirigia.

O seu percurso de pesquisador levou-o a viajar por Portugal, Brasil, Venezuela e Espanha
onde deixou as suas inquietações e ensinos nos alunos, colegas e amigos com os quais
partilhou formações, pesquisas, mas também diálogos e vivências. São estas inquietações
que nos levou a organizar uma série de atividades e encontros com o pensamento do
professor Furter que acabaram com a celebração no passado mês de abril de 2024 com o
Simpósio De la Utopia à Educação Transformadora (Universidade de
Castellón-UJI-Espanha) os quais trabalhos foram recompilados juntamente pelas revistas
de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense e a Revista “Quaderns
d'Animació i Educació Social” de Espanha.

Com esta publicação conjunta queremos não só fazer a difusão dos trabalhos dos
participantes do Simpósio e das ideias e teses do professor, mas também queremos render
a homenagem mais merecido ao académico, humanista, pensador, catedrático e amigo dos
seus amigos que foi o Pierre Furter (1931-2020)

Mario Viché González
Editor da revista Quaderns d'Animació i Educació Social

Publié: 2025-05-16

Editorial

  • Editorial RPS XIX

    Mario Viché González
    DOI : https://doi.org/10.22409/38kapn16

Artigos

  • A URGÊNCIA DE NOS RELANÇARMOS NOS ESPAÇOS DE PIERRE FURTER

    Lucilia Salgado
    DOI : https://doi.org/10.22409/y2gt6780
  • APRENDER PARTICIPANDO: CRUZAMENTO DE DIFERENTES ESPAÇOS PARA UMA EDUCAÇÃO SOCIOCULTURAL

    Jenny Sousa, Ana Fontes
    DOI : https://doi.org/10.22409/8hrw1r21
  • LA FORMACIÓN DE PERSONAS ADULTAS. EL CASO DEL CPMFPA DE BETXÍ

    Manuel Martí Puig, Emma Dunia Vidal Prades
    DOI : https://doi.org/10.22409/h72jjf52
  • ASOCIACIONISMO, ENTES DE ACCESO A LA EDUCACIÓN Y LA ANIMACIÓN DE LA MUJER RURAL.

    Alicia González Barreiro
    DOI : https://doi.org/10.22409/ffdg6168
  • PROJETOS DE VIDA E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA AOS JOVENS DE PERIFERIAS E FAVELAS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PEDAGOGA SOCIAL

    Adriana Frossard Borges
    DOI : https://doi.org/10.22409/78a7z985
  • EL ELITISMO EN LAS REPRESENTACIONES DE LOS AGENTES EDUCATIVOS COMUNITARIOS

    Mario Viché González
    DOI : https://doi.org/10.22409/dm66we27
  • PAULO FREIRE E PIERRE FURTER: DIÁLOGOS SOBRE MEDIAÇÃO INTERCULTURAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMUNITÁRIO

    Cristiana Pizarro Madureira
    DOI : https://doi.org/10.22409/3p723r93
  • ENTRE O FRACASSO E A ESPERANÇA PIERRE FURTER E SEU ENCONTRO COM O PENSAMENTO UTÓPICO

    Juliano Peroza
    DOI : https://doi.org/10.22409/mks27812
  • A FORMAÇÃO PERMANENTE DO EDUCADOR SOCIAL COMO ESTILO DE VIDA ACADÊMICO- PEDAGÓGICO

    Mariangela Valviesse, Margareth Martins de Araújo
    DOI : https://doi.org/10.22409/w3z02r70
  • PAULO FREIRE E PIERRE FURTER: ENCONTROS COM O PENSAMENTO UTÓPICO

    Juliano Peroza, Mario Viché
    DOI : https://doi.org/10.22409/7pvnn052
  • INVESTIGACIÓN ACCIÓN-PARTICIPATIVA, COPRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL. LA EXPERIENCIA DEL IGOP-UAB JUNTO A LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE NOU BARRIS, BARCELONA

    E Morales, J Server, L Ealo, K Gianarro, C Hernández, M Ossa, L González, M Pérez
    DOI : https://doi.org/10.22409/g4adr423
  • LOS ESPACIOS PARA LA EDUCACIÓN SOCIOCULTURAL EN EL TERRITORIO

    Ricard Català Gorgues
    DOI : https://doi.org/10.22409/z8jdw780
  • LOS PRIMEROS AÑOS DE LA ESCUELA DE ANIMACIÓN JUVENIL EN CASTELLÓ Y SU INFLUENCIA EN EL OCIO EDUCATIVO PROVINCIAL

    Josep Castellano Puchol
    DOI : https://doi.org/10.22409/fsxpaf33
  • LUGARES DE EDUCAÇÃO

    Rui Fonte
    DOI : https://doi.org/10.22409/6ag63s65
  • MEDIACIÓN INTERCULTURAL Y DESARROLLO HUMANO DE LAS COMUNIDADES: MIRADAS CRUZADAS ENTRE LAS CONTRIBUCIONES DE PAULO FREIRE Y PIERRE FURTER

    Cristiana Pizarro Madureira
    DOI : https://doi.org/10.22409/5ydeav85
  • NOTAS SOBRE PEDAGOGIA SOCIAL, UTOPIA E FORMAÇÃO PERMANENTE: Aproximações possíveis

    Margareth Martins de Araújo
    DOI : https://doi.org/10.22409/23469958
  • O AFETO E AS INFÂNCIAS: OS OLHARES DE FURTER E FREIRE

    Natália Moreira Altoé, Eliane Santos Vieira
    DOI : https://doi.org/10.22409/63d2tt18
  • PEDAGOGIA SOCIAL: DIÁLOGO COMO AÇÃO LIBERTADORA POR UMA SOCIEDADE HUMANIZADA

    Angela Cristina Gualine dos Santos
    DOI : https://doi.org/10.22409/4nnyeh55
  • Pierre Furter (1931-2020):Um itinerário de Educação e Esperança

    Peri Mesquida, Juliano Peroza
    DOI : https://doi.org/10.22409/8xjmgr16
  • PROYECTOS DE VIDA Y DESAFÍOS PARA UNA EDUCACIÓN TRANSFORMADORA DE JÓVENES DE PERIFERIAS Y FAVELAS: EXPERIENCIAS Y PRÁCTICAS DE UNA PEDAGOGÍA SOCIAL

    Adriana Frossard Borges
    DOI : https://doi.org/10.22409/pbfhmk88
  • A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO PERMANENTE QUE ACOLHE SABERES E PRATICAS SUSTENTÁVEIS.

    Sandra Butschkau Lourenço
    DOI : https://doi.org/10.22409/n94x7f04
  • TODOS LOS QUE MIRAN PARECEN “ESTAR VIENDO” LO QUE OCURRE

    DELIA MALLEA ROBLEDO
    DOI : https://doi.org/10.22409/2x5jqh18
  • UM OLHAR MARGINAL SOBRE A ESCOLA

    Mônica Paranhos Coelho
    DOI : https://doi.org/10.22409/twfx3812
  • UN CIRCO QUE EDUCA Y CONSTRUYE COMUNIDAD. UNA MIRADA AL CIRCO SOCIAL.

    Antonio Alcántara
    DOI : https://doi.org/10.22409/yvc2mq67
  • VARAL SOLIDÁRIO: A VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO MEIO SOCIAL

    Adriana Petrucio da Silva Fonseca
    DOI : https://doi.org/10.22409/ntcwk446