v. 19 n. 1 (2025): DA UTOPIA À EDUCAÇÃO TRANSFORMADA: CONTRIBUIÇÕES DO PIERRE FURTER À PEDAGOGIA SOCIAL

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Baixo uma aparência distante, o professor Pierre Furter foi um grande observador e analista
da realidade social e educativa. Um home calado mais atento a todo o que passava nos
territórios e as comunidades ao seu lado.

Na busca da utopia da liberdade humana, a transformação social, a transcendência e o
desenvolvimento cultural e educativo, Furter observou, ouviu em silêncio, soube dialogar,
analisou e trouxe conclusões sobre a utopia e a educação transformadora. Ele mesmo
testemunha como vai para Recife para encontrar-se com o Paulo Freire e é ali onde vai
experimentar a coerência entre a utopia educativa, que ele estava a estudar, e as práticas
formativas transformadoras nos círculos de cultura e as campanhas de alfabetização que o
Paulo dirigia.

O seu percurso de pesquisador levou-o a viajar por Portugal, Brasil, Venezuela e Espanha
onde deixou as suas inquietações e ensinos nos alunos, colegas e amigos com os quais
partilhou formações, pesquisas, mas também diálogos e vivências. São estas inquietações
que nos levou a organizar uma série de atividades e encontros com o pensamento do
professor Furter que acabaram com a celebração no passado mês de abril de 2024 com o
Simpósio De la Utopia à Educação Transformadora (Universidade de
Castellón-UJI-Espanha) os quais trabalhos foram recompilados juntamente pelas revistas
de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense e a Revista “Quaderns
d'Animació i Educació Social” de Espanha.

Com esta publicação conjunta queremos não só fazer a difusão dos trabalhos dos
participantes do Simpósio e das ideias e teses do professor, mas também queremos render
a homenagem mais merecido ao académico, humanista, pensador, catedrático e amigo dos
seus amigos que foi o Pierre Furter (1931-2020)

Mario Viché González
Editor da revista Quaderns d'Animació i Educació Social

Publicado: 2025-05-16

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