A PEDAGOGIA SOCIAL: EDUCAÇÃO PERMANENTE QUE ACOLHE SABERES E PRATICAS SUSTENTÁVEIS.
DOI:
https://doi.org/10.22409/n94x7f04Palavras-chave:
Cultura, Saberes, Educação Permanente; Cidadania, Educação ambiental.Resumo
O presente artigo traz reflexões da experiência vivenciada em espaço sociopedagógico, denominado
Espaço Verde-Horta2, em escola Municipal da cidade de Niterói, RJ. Discutimos principalmente a
respeito de conceitos da pedagogia social, como Acolhimento, a Identidade e o Pertencimento, trata-
se de acolher os sujeitos com suas memórias e contextos, e em suas relações sociais cotidianas
atreladas a cultura, que posso vir a proporcionar comprometimento e responsabilidade dos sujeitos
diante dos desafios da educação e da vida em sociedade. Perspectivas que convergem em busca de
uma educação do futuro voltada para o século XXI que possa dar sentido à plena cidadania aos
sujeitos, do nosso olhar. No entanto, acreditamos que uma educação cidadã requer um olhar especial
para educação ambiental e para tal trazemos a concepção dialética da educação vista em Pierre Furter,
com aprofundamento da experiência e amplitude global, bem como uma educação sobre o sentido de
ser, e a incompletude dita por Freire, que desta maneira nos faça refletir de
como estar no mundo E mais a dimensão do cuidado vista em Araújo, que é a de manter vivos os seres
humanos no planeta, em conversa com Boff. A troca entre os atores da escola e a participação ativa
neste espaço é a educação permanente de Furter. A fim de envolver a comunidade fizemos rodas de
conversa, oficinas, aulas “in loco” , visitas de acadêmicos e material cinematográfico, como
animações e vídeos sobre sustentabilidade. Acreditamos que a pesquisa participante e a sociologia
compreensiva possam nos aproximar do sentido da vida e ainda a vitalidade comunitária vista no
Índice FIB, bem como a matriz de necessidades de Max-Neef.