A FORMAÇÃO PERMANENTE DO EDUCADOR SOCIAL COMO ESTILO DE VIDA ACADÊMICO- PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/w3z02r70Palabras clave:
Educação, Pedagogia Social, Formação Permanente do Educador SocialResumen
Este artigo é fruto da pesquisa realizada pelo Curso de Extensão em Pedagogia Social para o Século
XXI, sob os auspícios do Projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação
Inicial e Permanente de educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades - CNPq),
curso que vem formando há vinte e quatro anos educadores sociais sob a perspectiva das demandas
sociais da atualidade. Este projeto se transformou em referência em vários municípios e estados do
país, fato que amplia a responsabilidade da formação realizada e aponta para a projeção de futuro de
novos estudos e pesquisas a serem realizadas por meio do trabalho efetivado. Impacta a formação dos
conferencistas como autoformação, se transforma em campo de pesquisa para Especialização,
Mestrado e Doutorado. Cada conferencista além da formação necessária para atuar, em alguns casos,
tem notório saber e, com suas expertises, auxilia a universidade, no que se refere aos temas ainda não
pesquisados. As escolas e espaços múltiplos de atuação do educador social também são atingidos
positivamente pelo reverberar da formação realizada. Tem por objetivo socializar reflexões teórico-
práticas oriundas da formação inicial e permanente de educadores sociais realizada pela Faculdade de
Educação da Universidade Federal Fluminense em diálogo com os conceitos: de educação permanente
de Pierre Furter (2021), educação e política de Paulo Freire (1985), Teoria dos Três As de Araújo
(2015), pesquisa participante de Thiollent (1999), teoria da complexidade Morin (1990) e Larrosa
(2000). Os autores eleitos integram o quadro de teóricos que nos acompanham desde a primeira turma
e seus escritos constituem a base teórico-epistemológica do projeto de formação realizado. A
metodologia participante utilizada no curso de extensão e na pesquisa propicia a formação permanente
e dialoga com os princípios propostos pela Pedagogia Social realizada que aponta para o trabalhar se
formando e se formar trabalhando, umas das formas encontradas para dirimir o fosso existente entre
a teoria e a prática.