Pierre Furter (1931-2020):Um itinerário de Educação e Esperança
DOI:
https://doi.org/10.22409/8xjmgr16Palavras-chave:
Furter; educogenia; educação comparada; educação permanente; utopie e esperança; pedagogia do fracasso.Resumo
Este artigo procura refazer sinteticamente o itinerário de Pierre Furter no campo da educação enquanto um
verdadeiro semeador de utopias, levando em conta que a utopia educativa do educador suíço, não é um não-
lugar, mas um lugar que ainda-não-existe e apela para exitir. Começa como sonho acordado e se realiza pela
“militans spes”, pela esperança militante de mulheres e homens engajados na realização da utopia. Daí, as
sementes que Pierre Furter, ao longo da vida, foi lançando na terra por meio da educogenia, da educação
permanente, da educação comparada, com os olhos continuamente voltados para os mais vulneráveis da
sociedade capitalista. Esses, como alvos das suas “sementes”, pela ação de aulas, palestras, conferêcias, livros,
e presença, alimentando iniciativas de libertação por meio da ação educativa, em especial, na Espanha e na
América Latina. Ao acompanhar as ações político-pedagógicas de Paulo Freire, no Brasil, no início da década
de 1960, ele pôde vivenciar o que seria a esperança militante em realização, mas também, a possibilidade do
fracasso de um sonho que um golpe militar, ao instalar a ditadura no Brasil, proporcionou. Mas, Pierre Furter
pôde, também, perceber que a esperança revolucionária diz que o engajamento precisa ser constante, pois é “a
partir do fracasso, que a esperança se manifestará” concretamente na realização da utopia. Existe, pois uma
pedagogia do fracasso.