O AFETO E AS INFÂNCIAS: OS OLHARES DE FURTER E FREIRE

Autores

  • Natália Moreira Altoé
  • Eliane Santos Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22409/63d2tt18

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação, Infâncias.

Resumo

Esse artigo é apenas o início de muitas discussões a serem desenvolvidas perto da comunidade escolar.
Torna-se uma continuidade do primeiro intitulado “PAULO FREIRE E A SINGULARIDADE DAS
INFÂNCIAS “. Como o ser humano está em constante transformação, portanto permanentemente, não
se finda, pois enquanto existir vida, o ser humano transforma-se biopsicossocial. Entretanto, nesse
artigo continuaremos nossa abordagem em especial às crianças. Por perceber serem a base de um
contexto escolar e social transformador. Após um longo período da nossa História recente, ser deixada
de lado, quase sem significância para o contexto histórico-social, considerado fardos para alguns,
mentes iluminadas surgem mundialmente e chegando também aos estudos por teóricos, aqui no Brasil,
um olhar esperançoso sobre perceber o quanto temos que aprender e ensinar a esses pequenos que
para sua grande jornada, para que não seja interrompida, precisam da família, dos educadores como
também da comunidade a qual estão inseridos, para que sua trajetória transformadora e de formação
os permita-se resistentes e esperançosos para que objetivos traçados possam ser galgados

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Publicado

2025-05-16

Como Citar

O AFETO E AS INFÂNCIAS: OS OLHARES DE FURTER E FREIRE. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/63d2tt18. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67879. Acesso em: 5 dez. 2025.