APRENDER PARTICIPANDO: CRUZAMENTO DE DIFERENTES ESPAÇOS PARA UMA EDUCAÇÃO SOCIOCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/8hrw1r21Palabras clave:
Metodologias ativas de ensino aprendizagem, Educação sociocultural, Instituições de ensino superior, Atividades socioculturais e desportivas, HumanizaçãoResumen
Este trabalho apresenta uma experiência prática demonstrativa da importância da promoção de uma
educação que abranja diferentes espaços da comunidade, não se cingindo somente às instituições
escolares e às formas mais tradicionais de ensino. Dito de outro modo, defende-se neste trabalho a
ideia de que à escola cabe não só promover aprendizagens e saberes académicos, como também
desenvolver nos estudantes competências e habilidades cognitivas, metacognitivas, sociais e
emocionais necessárias ao exercício de uma cidadania consciente e mais centrada na dignidade
humana. Neste desiderato, revela-se de crucial importância a promoção da participação ativa dos
estudantes e o seu envolvimento nos diferentes contextos socioculturais em que estão inseridos. Face
ao exposto, cabe às Instituições de Ensino Superior promover metodologias ativas de ensino-
aprendizagem que permitam aos estudantes ser mais autónomos, criativos, comunicativos,
cooperativos e construtores de relações humanas, quer nos contextos profissionais, quer pessoais.
Tendo estes determinantes como pressuposto, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com os
estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Esta
experiência consistiu na realização de um conjunto de iniciativas integradas no projeto “Intervir.
Humanizar. Contagiar”, que decorre da parceria com a Comissão de Humanização do Hospital de
Leiria. As atividades, antecipadamente planificadas, alicerçaram-se em metodologias ativas de ensino-
aprendizagem e tiveram como principais objetivos fomentar relações mais humanizadas entre os
envolvidos e contribuir para a formação de profissionais capazes de fomentar a integração social, o
desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. A realização de atividades práticas
desenvolvidas em espaços de educação sociocultural que, neste caso concreto, se centraram em
instituições hospitalares, revelaram ser experiências profícuas na promoção de uma panóplia de
aprendizagens significativas, tanto a nível técnico e profissional, como a nível pessoal e social, que de
outro modo não poderiam adquirir.