LUGARES DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Rui Fonte

DOI:

https://doi.org/10.22409/6ag63s65

Palavras-chave:

Educação; Espaço; Território; Lugares educativos

Resumo

Esta comunicação propõe-se a refletir sobre o conceito de espaço de educação sociocultural, através
da análise e reconhecimento dos diferentes espaços educativos e das suas relações com conceitos afins
como território e lugar. Olhando através de diferentes perspetivas, o objetivo deste artigo é
compreender como podemos interpretar os diferentes lugares onde se processam contextos de ensino-
aprendizagem em ambientes diversos. Devemos olhar para o espaço através daquilo que o preenche.
Para tal, é necessário um processo de apropriação desse mesmo espaço, transformando-o em lugar,
como sistema para produzir, facilitando ou dificultando, diferentes processos educativos. Sempre em
constante mutação e ligação com outros lugares. A metodologia adotada sustenta-se numa revisão
consistente de alguma bibliografia existente sobre o tema. Numa primeira fase, dedicamo-nos aos
conceitos de espaço, território, lugar e contexto, salientando as caraterísticas que acentuam as suas
diferenças. No final, poderemos perceber que qualquer espaço é inócuo sem ter algo que o preencha,
todo o território é um conflito de forças entre poder e contrapoder e só o lugar é desígnio de
circunstância educativa, onde é possível acontecer educação.

Publicado

2025-05-16

Como Citar

LUGARES DE EDUCAÇÃO. Revista Pedagogia Social UFF, [S. l.], v. 19, n. 1, 2025. DOI: 10.22409/6ag63s65. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pedagogiasocial/article/view/67865. Acesso em: 5 dez. 2025.