O WHATSAPP COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA:
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA TENDO COMO BASE O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL CHAT NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO
Resumo
Em tempos de Ensino Remoto, os recursos digitais, por possuírem características multimodais e multissemióticas, abrem oportunidades para a construção de sentidos dentro do ambiente escolar. Nesse contexto de construção de sentidos se pode inserir a multiplataforma do WhatsApp, que perpassa a sua função micro de rede social e torna-se macro, abrangendo inúmeras possibilidades, sendo caracterizada também como uma possibilidade pedagógica que agrega no processo de ensino-aprendizagem. Posto isto, este trabalho tem por objetivo geral relatar e analisar como se deu o processo de aplicação de uma Sequência Didática com base no Gênero Textual Digital chat na modalidade de Ensino Remoto. Para embasar teoricamente este trabalho usamos como referência os estudos de Araújo (2013), Behar (2021), Cristóvão (2009), Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004), Marcuschi (2002; 2003; 2005; 2010), Souza e Nascimento (2020), Xavier e Serafim (2020) entre outros. Após nossas análises ficou evidente que trabalhar com Sequência Didática na modalidade remota é um desafio e que muitas adaptações precisam ser (re)feitas ao longo do processo de aplicação.
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Referências
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