A construção da docência na interação com o professor supervisor do estágio da licenciatura
Palavras-chave:
estágio; professor supervisor; docência; licenciaturaResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a construção da docência a partir da interação do licenciando com o professor supervisor de estágio. Para tanto, são utilizados dados de entrevistas realizadas com uma professora de Sociologia atuante em um colégio estadual e supervisora de estagiários do curso de Ciências Sociais. Com base nas falas da docente, concluímos que a interação com o professor supervisor auxilia na construção do perfil docente do licenciando de forma a contribuir para a atuação na profissão.
Downloads
Referências
BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. Anais: Unicruz, p. 1-4, 2012. Disponível em: https://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em 08 jan. 2023.
BODART, C; SILVA, D. O perfil do professor brasileiro de sociologia do ensino médio e sua percepção da condição docente. Inter-legere–Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Natal RN, ISSN 1982 1662 nº 18 jan./jun de 2016 p. 168-189. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820. Acesso em 08 jan. 2023.
BRASIL. Resumo técnico: censo escolar da educação básica 2021. Brasília, Distrito Federal, 2022. Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em 07 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 131, n. 248, p. 1-9, 23 dez. 1996. Disponível em:
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/1996/12/23/Secao-1. Acesso em 07 mar. 2023.
FERNANDES, R. Identidade docente: Emoções e atuação profissional. 32ª Reunião Brasileira de Antropologia, Anais eletrônicos, Rio de Janeiro, 2020
FERREIRA, Mileidi Formaeski Tereza; PEREIRA, Antonio Serafim. Gestão escolar e participação; a percepção dos alunos. Revista de Iniciação Científica, Criciúma, v. 15, n. 2, 2017. Disponível em http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/2405/3512. Acesso em 08 jan. 2023.
GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Formação de professores para o ensino de sociologia na escola básica. In: MIGLIEVICH, Adelia. RIBEIRO, Manoel Matias Filho [orgs.]. O espaço do sociólogo: um balanço de trinta anos - Vitória, ES : EDUFES, 2019, pp. 111-120.
HANDFAS, Anita; TEIXEIRA, Rosana da Câmara. A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de sociologia nas escolas de nível médio. Mediações: Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 131-142, jan/jun 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p131. Acesso em 08 jan. 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
MAÇAIRA, Julia P; CORDEIRO, Mariana de C. Ser professor, ser estagiário e formar docentes: reflexões sobre experiências de estágios supervisionados e práticas de ensino. In. HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (org). A sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Faperj e Quartet, 2009
ROSA, Jeâni Kelle Landre; WEIGERT, Célia; SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 675-688, 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/5M6rMNfLymsDS5xkqSzmghN/. Acesso em 08 jan. 2023.
SANTOS, Andreia dos. O ensino de sociologia e o estágio supervisionado. In: BRUNETTA, A. A; BODART, Cristiano das Nevez; CIGALES, M. (org). Dicionário do ensino de sociologia. 1. ed. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. p. 135-139.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Vozes, 2004, cap.1.