Escola Pública e Escola Privada

uma análise a partir de duas escolas no município de Campos dos Goytacazes

Autores/as

  • Noemy de Castro Braga da Costa UFF

Palabras clave:

Escola; ensino remoto; público; privado

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções de alunos de uma escola pública e de outra escola privada em Campos dos Goytacazes sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Como metodologia, aplicou-se um questionário através do qual foram obtidas 122 respostas de alunos do ensino médio. Dentre essas 122 respostas, 71 eram de alunos da escola pública e 51 da escola privada. Os dados obtidos revelam percepções semelhantes sobre as aulas durante a pandemia, mas evidenciam a existência de uma grande desigualdade socioeconômica entre os dois grupos de alunos, impactando a experiência do ensino remoto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASSETT, G.; TAM, M. S.; KNIGHT, K. Quantile models and estimators for Data Analysis. Metrika, v. 55, n. 1-2, p. 17-26, 2002.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: . Escritos da educação (orgs. Maria Alice Nogueira, Afrânio Mendes Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. (8ª ed. 2005).

BOURDIEU, P; PASSERON, J-C. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CAVALCANTI, T., GUIMARÃES, J., SAMPAIO, B. Quantitative Evidences on Inequality of Opportunities in Brazil. Anais do XXIX Encontro Brasileiro de Econometria - SBE - Sociedade Brasileira de Econometria, Recife, 2007.

CUNHA, A. E. A história da educação privada brasileira e o princípio democrático da livre iniciativa, Sd. Disponível em: http://facefaculdade.combr/arquivos/revistas/A_HISTRIA_DA_EDUCAO_PRIVADA_BRASILEIRA_E_O_PRINCIPIO_DEMOCRTICO_DA_LIVRE_INICIATIVA. pdf.

Acessado em janeiro de 2022.

DE SOUZA, E. A. M. História da educação no Brasil: o elitismo e a exclusão no ensino. Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 23, 2019.

SAES, D. A. M.. Escola pública e classes sociais no Brasil atual. Linhas Críticas (UnB), v. 14, p. 165-175, 2009.

SAMPAIO, B ; GUIMARÃES J. Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil. Economia Aplicada [online]. 2009, v. 13, n. 1 [Acessado 19 Janeiro 2022] , pp. 45-68. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecoa/a/5qKVPhTPX3t7R57487t5YsP/?lang=pt . Acessado em janeiro de 2022.

SMITH, J.; NAYLOR, R. Determinants of degree performance in UK universities: a statistical analysis of the 1993 student cohort. Oxford Bulletin of Economics and Statistics, v. 63, n. 1, 29-60, 2001.

##submission.downloads##

Publicado

2023-04-28

Número

Sección

Dossiê Ciências Sociais e Educação