Pré Social Jorge da Paz Almeida
a extensão universitária como incentivo à democratização do acesso ao ensino superior
Résumé
Este artigo tem como finalidade analisar a experiência e os objetivos funcionais do Pré-Vestibular Social Jorge da Paz Almeida, um projeto de extensão que funciona na Universidade Federal Fluminense, no município de Campos dos Goytacazes. O mesmo foi submetido e aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX UFF), órgão central responsável pela política de extensão da referida Instituição de Ensino Superior, registrado pelo Sistema de Gestão de Projetos (SIGProj) através do edital Pibex - Pré-Universitário Social 2022, o qual garante a manutenção e apoio aos cursos preparatórios sociais para o acesso ao ensino superior, garantindo a inserção social para jovens e adultos conforme prevê as diretrizes da extensão universitária brasileira, ressaltando assim, os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. A condução deste projeto tem como base a consolidação da indissociabilidade entre o ensino e a extensão na UFF, visando auxiliar jovens e adultos que desejam frequentar um curso pré-vestibular de forma gratuita, estimulando o incentivo à docência, a permanência estudantil e a produtividade acadêmica entre os graduandos, bolsistas e voluntários, atuantes enquanto tutores no projeto.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BRASIL. Decreto n. 6.495, de 30 de junho de 2008. Institui o Programa de Extensão Universitária – PROEXT. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jun. 2008.
BRASIL. Presidência da República. Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais – Reuni. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOROWSKY, M. M. “Filhos do Reuni”: Avanços e Limites do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na Formação Acadêmica dos Estudantes. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado de Políticas Sociais). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ.
DAUSTER, T. Entre a Antropologia e a Educação - a produção de um diálogo imprescindível e de um conhecimento híbrido. ILHA. Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/16610. Acesso em: 24 jan 2023.
FILHO, O. A; CEZAR, L. S. Jorge Da Paz Almeida protagonista e a cultura do samba de Campos dos Goytacazes RJ. In: Anais VII CONINTER. Anais. Rio de Janeiro (RJ): UNIRIO, 2018.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MAZZILLI, S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. RBPAE, v. 27, n. 2, p. 205-221, maio/ago. 2011.
NASCIMENTO, A.; IGNACIO, J.; PINHEIRO, F. Das ações afirmativas dos movimentos sociais às políticas públicas de ação afirmativa. O Público e o Privado, n. 3, janeiro-junho de 2004.
NOGUEIRA, M. D. P. (Org.). Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987–2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.
ORTEGA, Eliane Maria V. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, 2001.
ZAGO, N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 149-174, jan./jun. 2008.