A FORÇA DOS LAÇOS

UMA ANÁLISE DAS MÍDIAS DIGITAIS DE UMA EMPREENDEDORA DO NORTE FLUMINENSE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS LAÇOS FRACOS E FORTES DE GRANOVETTER

Autori

  • Patricia Alves Farias da Rocha Universidade Federal Fluminense (UFF)

Parole chiave:

teoria dos laços; redes sociais digitais; loja Abbout; laços fracos.

Abstract

Este artigo tem como objetivo observar como a teoria dos laços do sociólogo Mark Granovetter funciona a partir da análise das redes sociais digitais. O trabalho busca compreender como esses laços se dão e qual deles se mostra mais presente nas interações sociais. Desse modo, foi realizado um estudo de caso das redes sociais Instagram e Tik Tok de uma empreendedora do Norte Fluminense. A partir de uma abordagem pela linha teórica das ciências sociais analisou a aplicação da teoria das redes de Granovetter para compreender as interações sociais e a estrutura das redes nas sociedades contemporâneas. Os principais resultados apontam para o que Granovetter discorre em suas obras, que os laços fracos se mostram mais fundamentais que os laços fortes para expansão das relações de diversos tipos. Podese observar que a teoria dos laços fracos aplicada funciona como amplificador de conexões e interações sociais. 

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Biografia autore

Patricia Alves Farias da Rocha, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes.

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Pubblicato

2023-12-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê Mídia & Cultura