AS MULHERES NO AUDIOVISUAL
APONTAMENTOS SOBRE O FEMINISMO NAS SÉRIES FLEABAG E INSECURE
Parole chiave:
cinema; movimento feminista; mulheres; séries.Abstract
A crítica sobre a participação das mulheres no audiovisual, tanto em frente quanto atrás das telas, vem sendo discutida por teóricas feministas ao longo dos anos. A nova fase do movimento feminista, caracterizada pelo uso das redes sociais, veio utilizando de diversas ferramentas fornecidas pela internet para ampliar suas denúncias sobre a representação femininas nestes espaços. A partir de uma revisão histórica do cinema, o presente trabalho busca responder como esta nova onda está relacionada com o aumento de produções femininas feitas nas últimas décadas e a sua relação com a Teoria Feminista do Cinema. A partir da análise das séries, Fleabag e Insecure, também procuro apresentar como este novo cenário do audiovisual é capaz de desconstruir o "olhar masculino" presente na indústria.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA DE LA RUE, Leticia; GADENZ, Danielli; RODRIGUES, Alexsandra Gato.
Feminismo.com: O movimento feminista na sociedade em rede. Derecho y Cambio Social.
v.11, n.36, abr. 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5472578 Acesso em: 26 jul. 2022
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da
internet. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In:
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais.
Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p.271-305
COSTA, Flávia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. In: HOLANDA, Karla
(org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.19-34
CRENSHAW, Kimberle. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black
Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics,
University of Chicago Legal Forum: v. 1989, n 8. p. 139-167. Disponível em:
https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf Acesso em: 26 jul. 2022.
FELGUEIRAS, Ana Cláudia M.Leal. Breve Panorama Histórico do Movimento Feminista
Brasileiro. Das Sufragistas ao Ciberfeminismo. In: Revista Digital Simonsen, Nº 6, Maio.
FERREIRA, J.C.L; MOREIRA, V.B; SATLER,L.L. Protagonismo Feminino no audiovisual
em streaming. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO,
, 2020, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/lista_area_IJ-DT4.htm Acesso em: 26 jul.
GARCIA, Carla Cristina. Breve História do Feminismo. São Paulo: Claridade, 2011.
HAMILTON, Nikita T. So They Say You Have a Race Problem? You're in Your Twenties,
You Have Way More Problems Than That. In: KAKLAMANIDOU, B.D; TALLY, M. HBO's Girls: Questions of Gender, Politics, and Millennial Angst. Cambridge Scholars
Publishing, 2014.p. 43- 58
HIGUERAS-RUIZ, M. J. Showrunners y personajes femininos en las series de ficción de la
industria televisiva norteamericana: Sharp Objects (Marti Noxon, HBO: 2018) y Killing Eve
(Phoebe Waller-Bridge, BBC America: 2018-). AdMIRA-Análisis de Medios, Imágenes y Relatos Audiovisuales, [S. l.], v. 2, n. 7, 2019. Disponível em:
https://revistascientificas.us.es/index.php/AdMIRA/article/view/8739 Acesso em: 26 jul.
HOLANDA, Karla. Histórias de cinema para mulheres e homens. In: HOLANDA, Karla. (org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.13-15
HOLANDA, Karla. O outro lado da lua no cinema brasileiro. In: HOLANDA, Karla. (org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.137-156
JALLAGEAS, Neide. Notas introdutórias sobre Esfir Chub: soviética, revolucionária e
mestra dos mestres do cinema. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de Cinema. Rio de
Janeiro: Numa, 2019. p.37-51
KAPLAN, E.Ann. A mulher e o cinema: Os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco,
LANGNER, Ariane; MENDONÇA, Fernanda; ZULIANI, Cibeli. O movimento feminista e
o ativismo digital: Conquistas e expansão decorrentes do uso das plataformas online. In:
CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, 3.
, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/563/2019/09/3-12-1.pdf Acesso em: 26 jul. 2022.
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, Autumn, 1975.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. In: HOLLANDA, Heloisa
Buarque de (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar
do Tempo, 2019. p.49-76
TEDESCO, Marina Cavalcanti. Mulheres e direção cinematográfica na América Latina: uma
visão panorâmica a partir das pioneiras. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de Cinema.
Rio de Janeiro: Numa, 2019.p.81-95
WOODS, Faye. Too Close for Comfort: Direct Address and the Affective Pull of the
Confessional Comic Woman in Chewing Gum and Fleabag. Communication, Culture and
Critique, v.12, n.2, p.194-212, jun.2019. Disponível em: https://centaur.reading.ac.uk/81363/5/Too%20Close%20for%20Comfort%20article%20-%20final%20revisions.pdf Acesso em: 26 jul. 2022