AS MULHERES NO AUDIOVISUAL

APONTAMENTOS SOBRE O FEMINISMO NAS SÉRIES FLEABAG E INSECURE

Autores

  • Gabrielly Caroline Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

cinema; movimento feminista; mulheres; séries.

Resumo

A crítica sobre a participação das mulheres no audiovisual, tanto em frente quanto atrás das telas, vem sendo discutida por teóricas feministas ao longo dos anos. A nova fase do movimento feminista, caracterizada pelo uso das redes sociais, veio utilizando de diversas ferramentas fornecidas pela internet para ampliar suas denúncias sobre a representação femininas nestes espaços. A partir de uma revisão histórica do cinema, o presente trabalho busca responder como esta nova onda está relacionada com o aumento de produções femininas feitas nas últimas décadas e a sua relação com a Teoria Feminista do Cinema. A partir da análise das séries, Fleabag e Insecure, também procuro apresentar como este novo cenário do audiovisual é capaz de desconstruir o "olhar masculino" presente na indústria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Gabrielly Caroline Carvalho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

ALMEIDA DE LA RUE, Leticia; GADENZ, Danielli; RODRIGUES, Alexsandra Gato.

Feminismo.com: O movimento feminista na sociedade em rede. Derecho y Cambio Social.

v.11, n.36, abr. 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5472578 Acesso em: 26 jul. 2022

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da

internet. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In:

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais.

Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p.271-305

COSTA, Flávia Cesarino. As ruidosas mulheres do cinema silencioso. In: HOLANDA, Karla

(org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.19-34

CRENSHAW, Kimberle. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black

Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics,

University of Chicago Legal Forum: v. 1989, n 8. p. 139-167. Disponível em:

https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf Acesso em: 26 jul. 2022.

FELGUEIRAS, Ana Cláudia M.Leal. Breve Panorama Histórico do Movimento Feminista

Brasileiro. Das Sufragistas ao Ciberfeminismo. In: Revista Digital Simonsen, Nº 6, Maio.

FERREIRA, J.C.L; MOREIRA, V.B; SATLER,L.L. Protagonismo Feminino no audiovisual

em streaming. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO,

, 2020, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/lista_area_IJ-DT4.htm Acesso em: 26 jul.

GARCIA, Carla Cristina. Breve História do Feminismo. São Paulo: Claridade, 2011.

HAMILTON, Nikita T. So They Say You Have a Race Problem? You're in Your Twenties,

You Have Way More Problems Than That. In: KAKLAMANIDOU, B.D; TALLY, M. HBO's Girls: Questions of Gender, Politics, and Millennial Angst. Cambridge Scholars

Publishing, 2014.p. 43- 58

HIGUERAS-RUIZ, M. J. Showrunners y personajes femininos en las series de ficción de la

industria televisiva norteamericana: Sharp Objects (Marti Noxon, HBO: 2018) y Killing Eve

(Phoebe Waller-Bridge, BBC America: 2018-). AdMIRA-Análisis de Medios, Imágenes y Relatos Audiovisuales, [S. l.], v. 2, n. 7, 2019. Disponível em:

https://revistascientificas.us.es/index.php/AdMIRA/article/view/8739 Acesso em: 26 jul.

HOLANDA, Karla. Histórias de cinema para mulheres e homens. In: HOLANDA, Karla. (org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.13-15

HOLANDA, Karla. O outro lado da lua no cinema brasileiro. In: HOLANDA, Karla. (org). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p.137-156

JALLAGEAS, Neide. Notas introdutórias sobre Esfir Chub: soviética, revolucionária e

mestra dos mestres do cinema. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de Cinema. Rio de

Janeiro: Numa, 2019. p.37-51

KAPLAN, E.Ann. A mulher e o cinema: Os dois lados da câmera. Rio de Janeiro: Rocco,

LANGNER, Ariane; MENDONÇA, Fernanda; ZULIANI, Cibeli. O movimento feminista e

o ativismo digital: Conquistas e expansão decorrentes do uso das plataformas online. In:

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, 3.

, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/563/2019/09/3-12-1.pdf Acesso em: 26 jul. 2022.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, Autumn, 1975.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. In: HOLLANDA, Heloisa

Buarque de (org). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar

do Tempo, 2019. p.49-76

TEDESCO, Marina Cavalcanti. Mulheres e direção cinematográfica na América Latina: uma

visão panorâmica a partir das pioneiras. In: HOLANDA, Karla (org). Mulheres de Cinema.

Rio de Janeiro: Numa, 2019.p.81-95

WOODS, Faye. Too Close for Comfort: Direct Address and the Affective Pull of the

Confessional Comic Woman in Chewing Gum and Fleabag. Communication, Culture and

Critique, v.12, n.2, p.194-212, jun.2019. Disponível em: https://centaur.reading.ac.uk/81363/5/Too%20Close%20for%20Comfort%20article%20-%20final%20revisions.pdf Acesso em: 26 jul. 2022

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-31

Edição

Secção

Dossiê Mídia & Cultura