Ensino de Sociologia e Recursos Didáticos

uma análise dos livros aprovados pelo PNLD 2018

Autores

  • Ana Luísa Pereira dos Santos Pessanha

Palavras-chave:

Recursos didáticos. Sociologia. Livros didáticos. PNLD 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso dos recursos didáticos na composição estrutural dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, o que permitiu compreender e comparar como ocorre o uso dos recursos didáticos na produção dos livros didáticos destinados ao ensino de Sociologia. Com base na análise apresentada neste artigo, foi possível concluir que os processos de intermitências pelos quais a Sociologia enfrenta no Brasil refletem no seu desenvolvimento enquanto disciplina escolar, além da necessidade de adaptar a disciplina à realidade docente e discente, o que ocorre por meio dos recursos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. Ensino Médio. 2. Ed. São Paulo: Scipione, 2016.

AUGUSTO, Paloma Maria Rodrigues. Representações do Nordeste no Livro Didático de Sociologia. In: IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, 2020, São Paulo. Anais do IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. São Paulo: Abecs, 2020. V. 4. P. 224-226.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros

didáticos. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

BOMENY; Helena; Freire-Medeiros, Bianca; EMERIQUE, Raquel; O‘DONNELL, Julia. . Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. 3a. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Editora do Brasil; Fundação Getúlio Vargas Editora, 2016. v. 1. 496p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002, p.77.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: https://fnde.gov.br/index.php/programas-do-livro/pnld/guia-do-livrolivrodidatico/item/5940-g uia-pnld-2015 .

BRASIL. Guia de livros didáticos: Sociologia. Brasília: MEC / SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2012, Sociologia. Brasília: MEC / SEB, 2011.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica – Del saber sabido al saber enseñado. Tradución; Claudia Gilman. Buenos Aires: Aique, 1991.

COSTA, Ricardo César Rocha da; OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini et al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD

como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2014, vol.22, n.85, pp.1027-1056.

ENGERROFF, Ana Martina Baron. Mapeando a produção sobre o livro didático de Sociologia: Um estado da arte no campo acadêmico brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

FRANÇA, Valnei Francisco de. O "Entorno" da Transposição Didática da Disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Paraná: "A Construção do Seu Universo Gravitacional". Universidade Federal do Paraná, [S. l.], 2009. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/36082 Acesso em: 29 nov. 2021.

GUIMARÃES, Amanda Meireles. Metodologia ativa como ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I. Paracatu: [s. n.], 2018. 29 p.

LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: Saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (org.). “A Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais : perspectivas latino- americanas”. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 21-53.

LIMA, Natália. A colonialidade do saber nas Ciências Sociais: análises sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. In: Elcio Cecchetti; Adecir Pozzer. (Org.). Educação e Interculturalidade - conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. 1a.ed.Blumenau: EdiFurb, 2014, v. 1, p. 153.

MACHADO, Igor José Renó; AMORIM, Henrique ; BARROS, Celso Rocha de. Sociologia Hoje. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 1. 504p .

MAÇAIRA, Julia Polessa; OLIVEIRA, Danielle Rodrigues de; LIMA, Vínicius Carvalho. Sociologia na Escola: A abordagem de temáticas clássicas das Ciências Sociais nos livros didáticos. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 117-138, 2014, p. 172.

MEUCCI, Simone. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, v. 2, n. 3, p. 209, 2014.

PEREIRA, Matheus Mazzilli; ESPINDULA, Brenda; SILVA, Camila Farias da; FERNANDES, Eduardo Georjão. Movimentos sociais em livros didáticos de Sociologia para o ensino médio. Sociedade e Cultura, v. 24, p. e63753, 2021.

MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MOURA, Lisandro. L. L. Imagem e Conhecimento: o uso de recursos didáticos visuais nas aulas de Sociologia. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 12, p. 159-182, 2011.

OLIVEIRA, Amurabi. A Antropologia no Ensino Médio: uma análise a partir dos livros didáticos. Cadernos de Estudos Sociais, v. 1 e 2, p. 1-25, 2014.

SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.

SOUSA, Jacqueline Marinho de. Contribuições do PNLD ao Ensino de Sociologia: Análise de Guias de Livros Didáticos. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista, [S. l.], 2020.

##submission.downloads##

Publicado

2023-04-28

Edição

Secção

Dossiê Ciências Sociais e Educação