Arte e experiência estética na tradição pragmatista
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.163-178Palavras-chave:
pragmatismo, estética, arteResumo
O autor traz um olhar atualizado do pragmatismo, filosofia nascida em terras norte-americanas, a partir das questões referentes à arte tratadas, sobretudo, por John Dewey em sua obra maior Art as Experience, de 1934. Discutindo a relação intrínseca que a arte mantém com a cultura, Cometti relativiza a noção de arte ao inscrever seu objeto no horizonte das culturas e, assim, no contexto dos usos. Defendendo o ponto de vista de uma arte como experiência, questiona a autonomia artística, associando a experiência com a obra às outras experiências mundanas, conquanto estejam em permanente troca. Por fim, questiona se existiria de fato uma estética pragmatista.Downloads
Referências
BEARDSLEY, Monroe. Aesthetics: Problems in the Philosophy of Criticism. 1958. Harcourt, Brace
& World, 1981.
COMETTI, Jean-Pierre. “Le pragmatisme”. La Philosophie anglo-saxonne. Ed. M. Meyer. Paris:
PUF, 1994.
______. L’Amérique comme expérience. Pau: PUP, 1999.
DANTO, Arthur. The Transfiguration of Commonplace. Cambridge: Harvard UP, 1981.
DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigee, 1980.
ECO, Umberto, et al. Interpretation and Overinterpretation. Ed. S. Collini. CUP, 1992.
ERLANDE-BRANDERBURG, Alain. De pierre, d’or et de feu. La création artistique au Moyen
Age, IVe—XIIIe siècle. Paris: Fayard, 1999.
GENETTE, Gérard. L’Œuvre de l’art. 2 vols. Paris: Seuil, 1994, 1997.
______. Figures IV. Paris: Seuil, 1999.
JAMES, William. Pragmatism: A New Name for Some Old Ways of Thinking. 1907. Indianapolis:
Hackett, 1981.
______. “Les Tigres de l’Inde”. L’Idée de vérité. Paris: Alcan, 1913.
LEVINSON, Jerrold. Music, Art, and metaphysics Ithaca: Cornell UP, 1990.
PEIRCE, Charles S. “Comment rendre nos idées claires”. Revue Philosophique (janvier 1879).
______. Ecrits sur le signe. Ed., trad. G. Deledalle. Paris: Seuil, 1972.
PERLOFF, Marjorie, Charles Jinkerman, eds. John Cage, composed in America. U of Chicago P, 1994.
PUTNAM, Hilary. Reason, Truth, and History. CUP, 1981.
______. Representation and Reality. Cambridge: MIT P, 1988
______. Realism with a Human Face. Cambridge: Harvard UP, 1990
______. Il Pramatismo : una questione aperta. Roma: Laterza, 1992.
RORTY, Richard. Consequences of Pragmatism. U of Minnesota P, 1982.
______. Philosopical Papers. 2 vols. CUP, 1991
______. Science et solidarité. Trad. J.-P. Cometti. Paris, L’Eclat, 1990.
______. Contigency, Irony, and Soldarity. CUP, 1992.
RUSSELL, Bertrand. Philosophical Essays. 1910. Trad. F. Clémentz, J.-P. Cometti. Essais
philosophiques. Paris: PUF, 1998.
SHUSTERMAN, Richard. Sous l’interpretation. Trad. J.-P. Cometti. Combas: L’Eclat, 1994.
______. La Fin de l’expérience esthétique. Trad. J.-P. Cometti, F. Gaspari, A. Combarnous. Pau:
PUP (“Quad”), 1999.
STECKER, Robert. Artworks. Pennsylvania State UP, 1997.
TIERCELIN, Claudine. C.S. Peirce et le pragmatisme. Paris: PUF, 1993.
WITTGENSTEIN, Ludwig. “Leçons sur l’esthétique”. Leçons et conversations. Trad. J. Fauve. Paris,
Gallimard, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).