Sherrie Levine - Alegoria como Tautologia (e vice-versa)

Autores

  • Cezar Bartholomeu

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1217.65-76

Palavras-chave:

fotografia, arte, alegoria

Resumo

A obra de Sherrie Levine constitui problema inédito na história da arte, bem como na história da fotografia, em geral, vista sob o registro do questionamento da autoria. O artigo critica sua obra, analisando-a como evento conceitualmente concebido, o que enfatiza outros tipos de estratégias em seu trabalho e uma visada diferente em relação à história da arte e ao próprio conceito de fotografia.

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Biografia do Autor

Cezar Bartholomeu

Cezar Bartholomeu é artista plástico, professor adjunto da escola de Belas Artes da UFRJ no setor de teoria da imagem, editor da revista do programa de pós-graduação da EBA Arte & Ensaios. Como artista, participou de exposições como Artefoto, no CCBB RJ, O corpo na arte brasileira contemporânea, no Itaú Cultural SP, Brasilien – Entdeckung und selbstenddeckung, em Stuttgart, Alemanha, Parfum brûlé, na Galeria da ENSP, em Arles, França. Como pesquisador, possui trabalhos publicados em Artefoto (catálogo da exposição CCBB) e Câmaras de Luz (catálogo Oi Futuro), entre outros, nos quais lida com a relação entre fotografia e arte.

Referências

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ZAYAS, Marius De. Photography and photography and artistic-photography in: TRACHTENBERG, Alan (ed.). Classic essays on photography.

New Haven : Leete’s Island Books, 1980, p. 125-132.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Bartholomeu, C. (2011). Sherrie Levine - Alegoria como Tautologia (e vice-versa). REVISTA POIÉSIS, 12(17), 65-76. https://doi.org/10.22409/poiesis.1217.65-76