Deixa Falar: dos pioneiros à Apoteose, um diálogo sobre os sentidos de ‘escola’ nas escolas de samba
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.15-40Palavras-chave:
escola, samba, carnaval, arte contemporânea, antropofagiaResumo
Por que “escola” de samba? Por que esta conjunção? De onde isso surgiu? Do jogo poético de Oswald de Andrade no Manifesto Pau Brasil entre “floresta” e “escola”? De um desejo de subversão ou aceitação? De Deixa Fa-lar, atribuído com a primeira escola de samba inaugurada em 1928, até o des-file premiado de Escola de Mangueira em 2019, esta conversa explora algumas narrativas desta história e a potência dos sentidos da noção “escola” em rela-ção às escolas de samba, ao Carnaval e a práticas contemporâneas.Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas? In Por uma educação romântica. Campinas; São Paulo: Papirus, 2002, pp. 29-32.
BASBAUM, Ricardo. Within the Organic Line and After. In ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (Org.). Art after Conceptual Art. Viena; Cambridge; Londres: Gen-erali Foundation; The MIT Press, 2006, pp. 87-99.
ESCHE, Charles Charles. Include Me Out: Helping Artists to Undo the Art World. In MADOFF, Steven Henry (Org.). Art School (Propositions for the 21st Century). Cam-bridge; Londres: MIT Press, 2009, pp. 101-112.
FOUCAULT, Michel. The Ethics of the Concern for Self as a Practice of Freedom. In RABINOW, Paul (Org). Michel Foucault. Ethics: Subjectivity and Truth. Nova York: The New Press, 1997.
GONCALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento ne-gro e educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 15, pp. 134-158, dez. 2000. Dis-ponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-247820000003 00009&lng=en&nrm=iso. Accesso em junho de 2019.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio (Org.) Dicionário da História Local do Samba. Rio de Janeiro: Civilização, 2015.
OITICICA, Hélio. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade, 1962. Projeto Hélio Oiticica n. 003/62. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/pro-gramaho/. Acesso em maio de 2019.
POMBO DE BARROS, Surya Aaronovich. História da educação da população negra: entre silenciamento e resistência. Pensar a Educação em Revista, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/2018/07/10/766/. Acesso em maio de 2019.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).