Deixa Falar: dos pioneiros à Apoteose, um diálogo sobre os sentidos de ‘escola’ nas escolas de samba

Autores

  • Jessica Gogan Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Daniela Name Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Felipe Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5023-5479

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.15-40

Palavras-chave:

escola, samba, carnaval, arte contemporânea, antropofagia

Resumo

Por que “escola” de samba? Por que esta conjunção? De onde isso surgiu? Do jogo poético de Oswald de Andrade no Manifesto Pau Brasil entre “floresta” e “escola”? De um desejo de subversão ou aceitação? De Deixa Fa-lar, atribuído com a primeira escola de samba inaugurada em 1928, até o des-file premiado de Escola de Mangueira em 2019, esta conversa explora algumas narrativas desta história e a potência dos sentidos da noção “escola” em rela-ção às escolas de samba, ao Carnaval e a práticas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Jessica Gogan, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Jessica Gogan é pesquisadora e diretora do Instituto MESA. Doutora em História da Arte, Universidade de Pittsburgh Estados Unidos, é bolsista pós-doutoral PNPD/CAPES no PPGCA-UFF.

Daniela Name, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Daniela Name é curadora e crítica de arte. Mestre em História e Crítica da Arte, é doutora em Comunicação e Cultura, ambos pela UFRJ. Foi jurada no quesito Enredo pelo Grupo de Acesso.

Felipe Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Felipe Ferreira é coordenador do Centro da Referência do Carnaval e professor do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro.

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Como Citar

Gogan, J., Name, D., & Ferreira, F. (2019). Deixa Falar: dos pioneiros à Apoteose, um diálogo sobre os sentidos de ‘escola’ nas escolas de samba. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 15-40. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.15-40