Deixa Falar: dos pioneiros à Apoteose, um diálogo sobre os sentidos de ‘escola’ nas escolas de samba
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.15-40Keywords:
escola, samba, carnaval, arte contemporânea, antropofagiaAbstract
Por que “escola” de samba? Por que esta conjunção? De onde isso surgiu? Do jogo poético de Oswald de Andrade no Manifesto Pau Brasil entre “floresta” e “escola”? De um desejo de subversão ou aceitação? De Deixa Fa-lar, atribuído com a primeira escola de samba inaugurada em 1928, até o des-file premiado de Escola de Mangueira em 2019, esta conversa explora algumas narrativas desta história e a potência dos sentidos da noção “escola” em rela-ção às escolas de samba, ao Carnaval e a práticas contemporâneas.Downloads
References
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas? In Por uma educação romântica. Campinas; São Paulo: Papirus, 2002, pp. 29-32.
BASBAUM, Ricardo. Within the Organic Line and After. In ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (Org.). Art after Conceptual Art. Viena; Cambridge; Londres: Gen-erali Foundation; The MIT Press, 2006, pp. 87-99.
ESCHE, Charles Charles. Include Me Out: Helping Artists to Undo the Art World. In MADOFF, Steven Henry (Org.). Art School (Propositions for the 21st Century). Cam-bridge; Londres: MIT Press, 2009, pp. 101-112.
FOUCAULT, Michel. The Ethics of the Concern for Self as a Practice of Freedom. In RABINOW, Paul (Org). Michel Foucault. Ethics: Subjectivity and Truth. Nova York: The New Press, 1997.
GONCALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento ne-gro e educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 15, pp. 134-158, dez. 2000. Dis-ponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-247820000003 00009&lng=en&nrm=iso. Accesso em junho de 2019.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio (Org.) Dicionário da História Local do Samba. Rio de Janeiro: Civilização, 2015.
OITICICA, Hélio. A transição da cor do quadro para o espaço e o sentido de construtividade, 1962. Projeto Hélio Oiticica n. 003/62. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/pro-gramaho/. Acesso em maio de 2019.
POMBO DE BARROS, Surya Aaronovich. História da educação da população negra: entre silenciamento e resistência. Pensar a Educação em Revista, v. 4, n. 1, 2018. Disponível em http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/2018/07/10/766/. Acesso em maio de 2019.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).