Lagoinha B
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.44222Palavras-chave:
Estética do Abandono, Ruína, Memória, FotografiaResumo
Lagoinha B é - ou deveria ser - um conjunto habitacional formado por 66 casas, na cidade de Lagoinha-SP. As obras começaram em 2018. Menos de um ano depois, a construtora responsável abandou as obras. Não se sabe onde foram parar os cinco milhões e novecentos mil reais destinados à construção. 66 famílias permanecem sem direito à moradia. O canteiro de obras se converteu em um cenário que o artista Robert Smithson chamaria de “ruínas ao contrário”, pois as estruturas começaram a ruir antes mesmo de ficarem prontas. Este ensaio faz parte da pesquisa de doutorado de Lucas Gervilla, intitulada Estéticas do Abandono: lugares abandonados, ruínas, memória e arte, em desenvolvimento no Instituto de Artes da UNESP.
Downloads
Referências
Sem referências (Página de Artista)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Rossi Gervilla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).