Cinzas, cacos e rastros: apontamentos sobre a noção de vesígio
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49094Palavras-chave:
arte; vestígio; destruição; desaparecimentoResumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a noção de vestígio, a partir de trabalhos artísticos de Claudio Parmiggiani, Alberto Giacometti e Carlos Vergara. São consideradas nesta análise certas perspectivas teórico-críticas de Jean-Luc Nancy e Georges Didi-Huberman. Busca-se pensar sobre possíveis relações entre arte e vestígio, tendo em vista o entendimento da operação artística como algo que diz respeito ou inclui procedimentos destrutivos e de desaparecimento.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O Fogo e o Relato: Ensaios sobre Criação, Escrita, Arte e Livros. Trad. Andrea Santurbano, Patricia Peterle. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: História da Arte e Anacronismo das Imagens. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Génie Du No-Lieu: Air, Poussière, Empreinte, Hantise. Paris: Éditions de Minuit, 2001.
GENET, Jean. O Ateliê de Giacometti. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.
HUCHET, Stéphane. Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
LORD, James. Um Retrato de Giacometti. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1998.
NANCY, Jean-Luc. Las Musas. 1.ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2008.
SARTRE, Jean-Paul. Alberto Giacometti. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
VERGARA, Luiz Guilherme. Carlos Vergara: Sudário. Coord. Carlos Vergara. Trad. Alex Forman. 1.ed. Rio de Janeiro: Automatica, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daidrê Thomas de Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).