Cinzas, cacos e rastros: apontamentos sobre a noção de vesígio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49094

Palavras-chave:

arte; vestígio; destruição; desaparecimento

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a noção de vestígio, a partir de trabalhos artísticos de Claudio Parmiggiani, Alberto Giacometti e Carlos Vergara. São consideradas nesta análise certas perspectivas teórico-críticas de Jean-Luc Nancy e Georges Didi-Huberman. Busca-se pensar sobre possíveis relações entre arte e vestígio, tendo em vista o entendimento da operação artística como algo que diz respeito ou inclui procedimentos destrutivos e de desaparecimento.

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Biografia do Autor

Daidrê Thomas de Amorim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Daidrê Thomas de Amorim é mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2022-01-30

Como Citar

Thomas de Amorim, D. (2022). Cinzas, cacos e rastros: apontamentos sobre a noção de vesígio. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 136-154. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49094