A arte brasileira não se resume ao eixo Rio de Janeiro-São Paulo: sotaques poéticos do nordeste por uma urgente história da arte

Autores

  • Eduardo Bruno Universidade Federal do Pará, Brasil
  • João Paulo Lima Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Waldírio Castro Universidade Federal do Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52943

Palavras-chave:

Sotaque poético; arte brasileira; nordeste brasileiro

Resumo

Esse texto, a partir da apropriação do termo sotaque do campo da linguística, aposta na dimensão plural da produção artística contemporânea do/no nordeste brasileiro, com o objetivo de estabelecer rupturas na/com a história da arte nacional, tradicionalmente narrada a partir do eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Para tal, divido em três tópicos, que podem ser lidos na ordem que se preferir, o texto costura reflexões acerca do lugar do nordeste no sistema de arte nacional, com debates históricos, poéticos, estéticos, políticos e sociais que se estabelecem entre as regiões nordeste e sudeste. Sendo assim, cada parte do texto, mobiliza um escopo de referências teóricas e artísticas, provocando a ideia de sotaques poéticos para demarcar territórios propositivos para a formulação de muitos (outros) mapas (im)possíveis da arte brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bruno, Universidade Federal do Pará, Brasil

Eduardo Bruno é Doutorando em Artes – UFPA com bolsa FAPESPA, mestre em Artes – ECA/USP com bolsa CAPES, especialista em Semiótica- UECE, graduado em Lic. em Teatro – IFCE e Gastronomia – UFC. Faz parte dos coletivos e grupo: Grupo EmFoco, Coletivo WE e Núcleo de Estudos da Performance. Tem experiência na área de Artes com ênfase em: arte contemporânea, performance e intervenção urbana. Possui textos em diversas publicações sobre arte contemporânea e é autor dos livros: “Nomadismo Urbano: Performance e Cartografia” e “O que é performance:31 programas performáticos para confundir a pergunta". É curador do Festival Imaginário Urbanos, foi curador da Mostra Sistema Aberto (2019,2020) e é um dos editores chefes da coleção bibliográfica Imaginários. 

João Paulo Lima, Universidade Federal do Ceará, Brasil

João Paulo Lima é Artista-performer-educador e escritor. Mestre em Literatura Comparada-UFC. Técnico em dança contemporânea e assessor de acessibilidade. Desenvolve suas pesquisas sobre corporeidades diversas. Dirigiu espetáculos como Kahlos, De las entrañas, Corpo Intruso. Elaborou solos em dança e as vídeo performances: Devotees e Cova. Formou parte do Núcleo de Estudos da Performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência. 

Waldírio Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Waldírio Castro é Artista transdisciplinar, arte educador, curador e produtor. É especialista em Semiótica pela (UECE). Atualmente integra o Mestrado em Artes - UFC e a Licenciatura em Artes Visuais - UNINTER. Formado na primeira turma do Curso Técnico em Teatro Musical SESI-SP e no Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes. É integrante do Coletivo WE e do NUEP (Núcleo de estudos da performance). Tem interesse nas pesquisas em arte de modo expandido e adisciplinar. 

Referências

ALMEIDA, Diogo; ALMEIDA, Luana. Artistas da Paraíba ressaltam a importância do Dia do Orgulho LGBTQ+.

G1 Paraíba. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/06/28/artistas-da-paraiba-ressaltam-a-importancia-do-dia-do-orgulho-lgbtq.ghtml Acessado em: 20 de outubro de 2021.

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Nordestino: Invenção do “falo” uma história do gênero masculino [1920-1940]. São Paulo. Intermeios, 2013.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólem, 2019.

ANDRADE. Mika. O olho de Lilith. Ferina. Fortaleza, 2019.

BANDEIRA, A. M. A teoria Queer em uma perspectiva brasileira: escritos para tempos de incertezas. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 13, n. 1[22], p. 34–53, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8654815. Acesso em: 21 out. 2021.

BENTO, Berenice. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.

BUTLER, Judith. Corpos em Aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2018.

CARULHA, Gabriel. Bixarte: As diversas faces de uma trans não binária dentro do Rap. Brasil de Fato Paraíba, 2019. Disponível em: https://www.brasildefatopb.com.br/2019/11/16/bixarte-as-diversas-faces-de-uma--trans-nao-binaria-dentro-do-rap Acessado em: 21 de outubro de 2021

FLORENCIO. Thiago. Nativo Ausente. Rio de Janeiro. Imandaia, 2020.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2014

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016.

HOLANDA. Sergio Buarque de. Raizes do Brasil. José Olímpio. São Paulo 1998.

LACOMBE, Fabiano. O Conceito de Indústria Cultural: Leituras na Contemporaneidade. Entremeios: Revista Discente do da Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC -Rio. Edição 15, vol 1, jan-jun/2019. Disponível em: http://entremeios.com.puc-rio.br/media/11%20Lacombe%20ind.pdf Acessado em: 20 de outubro de 2021.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora; UFOP, 2020.

MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.

RUFINO. Luis. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro. MV editora, 2020.

SUÊNIA ANE. Cantor, compositor e ‘artivista’, homem trans usa arte como refúgio para conquistar espaço. G1 Paraíba, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/01/31/cantor-compositor-e-artivista-homem-trans-usa-arte-como-refugio-para-conquistar-espaco.ghtml Acessado em 21 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Bruno, E. ., Lima, J. P. ., & Castro, W. . (2022). A arte brasileira não se resume ao eixo Rio de Janeiro-São Paulo: sotaques poéticos do nordeste por uma urgente história da arte. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 55-72. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52943