A arte brasileira não se resume ao eixo Rio de Janeiro-São Paulo: sotaques poéticos do nordeste por uma urgente história da arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52943Palavras-chave:
Sotaque poético; arte brasileira; nordeste brasileiroResumo
Esse texto, a partir da apropriação do termo sotaque do campo da linguística, aposta na dimensão plural da produção artística contemporânea do/no nordeste brasileiro, com o objetivo de estabelecer rupturas na/com a história da arte nacional, tradicionalmente narrada a partir do eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Para tal, divido em três tópicos, que podem ser lidos na ordem que se preferir, o texto costura reflexões acerca do lugar do nordeste no sistema de arte nacional, com debates históricos, poéticos, estéticos, políticos e sociais que se estabelecem entre as regiões nordeste e sudeste. Sendo assim, cada parte do texto, mobiliza um escopo de referências teóricas e artísticas, provocando a ideia de sotaques poéticos para demarcar territórios propositivos para a formulação de muitos (outros) mapas (im)possíveis da arte brasileira.
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