ENTRE RECUSAS E INVENÇÕES SE FAZ O MODERNO

O CASO DOS APARELHOS CINECROMÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61290

Palavras-chave:

Abraham Palatnik, Brasil, Modernidade, Arte Cinética

Resumo

O artigo demarca o início da produção dos Aparelhos cinecromáticos, de Abraham Palatnik, em 1951 até a sua participação na Bienal de Veneza em 1964. Reflete sobre o campo de forças que agia na discussão sobre o desenvolvimento da arte abstrata no Brasil nos anos 1950. As críticas negativas e o reconhecimento desse artista cinético expõem os embates acerca do novo na arte assim como a constituição de uma ideia de moderno nas artes visuais brasileiras. Coloca-se em questão o fato de que a construção desse campo, em particular a obra de Palatnik, passa também por uma complexa rede regida por ambiguidades como reconhecimento e recusa; gambiarra e ciência; celebração e contestação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Scovino

Professor associado do Departamento de História e Teoria da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista de produtividade 2 do CNPq e escreve regularmente sobre arte moderna e contemporânea brasileira.

Referências

ARANTES, Otília. Apresentação. In: ARANTES, Otília. (org).

Modernidade cá e lá: textos escolhidos IV. São Paulo:

Edusp, 2000. p. 11-23.

ARTE deve influir sobre o homem contemporâneo. Tribuna da

Imprensa, Rio de Janeiro, 20-21 nov. 1954, p. 4.

BARCINSKI, Fabiana Werneck. Perfil biográfico. In:

OSORIO, Luiz Camillo. Abraham Palatnik. São Paulo: Cosac

Naify, 2004. p. 95-111.

BENTO, Antonio. A máquina de Abrahão Palatnik. Diário

Carioca, Rio de Janeiro, 31 out. 1951, p. 6.

BENTO, Antonio. O aparelho de Abraham Palatnik. Diário

Carioca, Rio de Janeiro, 7 nov. 1953, p. 6.

BIENAL DE SÃO PAULO 6, 1961, São Paulo. Catálogo. São

Paulo: Museu de Arte Moderna, 1961.

BRAGA, Rubem. Abraham Palatnik pinta com luz e

movimento. Manchete, Rio de Janeiro, 14 mar. 1953, n.p.

COCCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella.

Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda

brasileira nos anos 50. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.

CUNHA, Eilen M. F. Grupo Frente e o experimentalismo

emergente de Lygia Pape, Lygia Clark e Hélio Oiticica, Arte

& Ensaios, v. 1, n. 1, n.p., jun. 1994. Disponível em: https://

revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/54134/29582

Acesso em: 10 jun. 2020.

JORDÃO, Vera Pacheco, Coluna de Artes Plásticas, O

Globo, Rio de Janeiro, ed. vespertina, 22 jun. 1964, p. 21.

MAURÍCIO, Jayme. Brasileiros no exterior. Correio da

Manhã, Rio de Janeiro, 15 jan. 1965. 2o Caderno, p. 2.

MAURÍCIO, Jayme. Palatnik em St. Gall. Correio da Manhã,

Rio de Janeiro, 20 nov. 1964. 2o Caderno, p. 2.

MAURÍCIO, Jayme. Palatnik, um jovem fascinado pela

luz, Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 13 jan. 1953. 1o

caderno, p. 11.

PALATNIK, Abraham; SCOVINO, Felipe. Entrevista. In:

PALATNIK, Abraham; SCOVINO, Felipe. Abraham Palatnik: a

reinvenção da pintura. São Paulo: APC, 2017. p. 42-55.

PEDREIRA, Fernando. Lazar Segall fala de pintura. Diário de

Notícias, Rio de Janeiro, 17 mai. 1953. Suplemento Literário, p. 5.

PEDROSA, Mário. A coleção do Museu de Arte Moderna,

Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, Tribuna das Letras, 15 jan.

, n.p.

PEDROSA, Mário [?]. A mágica de Palatnik: luz no lugar da tinta,

Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 05 nov. 1951, p. 3.

PEDROSA, Mário. A plástica cinemática de Abraão Palatnik.

Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, [1958]. Suplemento Dominical, n.p.

PEDROSA, Mário. Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica

(1966). In: ARANTES, Otília (org). Acadêmicos e modernos: textos

escolhidos III. São Paulo: Edusp, 1998. p. 355-360.

PEDROSA, Mário. Intróito a Bienal. Tribuna da Imprensa, Rio

de Janeiro, 20-21 out. 1951, p. 7.

Downloads

Publicado

2023-12-30 — Atualizado em 2024-03-12

Versões

Como Citar

Scovino, F. (2024). ENTRE RECUSAS E INVENÇÕES SE FAZ O MODERNO: O CASO DOS APARELHOS CINECROMÁTICOS. REVISTA POIÉSIS, 24(42), 48-62. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61290 (Original work published 30º de dezembro de 2023)