Corpos Striped: sujeição à insurgência simbiótica
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1830.55-78Keywords:
artes visuais, desenho contemporâneo, simbiose, crítica socialAbstract
Corpos Striped constitui-se em uma produção seriada de nove (9) desenhos realizados pelo pesquisador e artista Rafael Scheibe Coutinho, a qual reflexiona aspectos devastadores presentes na sociedade contemporânea, so-bretudo apregoando a figura da mulher como objeto de desejo e consumo de maneira abjeta. Para tanto, adiciona-se a esta figura uma relação insurgente com a criatura polvo, que se sobrepõe à mulher fazendo às vezes de uma vasta e repulsante cabeleira. O polvo assume metaforicamente o peso grotesco im-posto pela sociedade como uma força que sufoca e transgride a feminilidade, envolvendo-a por meio de uma relação simbiótica e camuflando-se de forma capilar, transformando-a na representatividade da medusa contemporânea.
Downloads
References
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
PARACER, Suridar; AHMADJIAN, Vernon. Symbiosis: An Introduction to Biological Associa¬tions. Nova York: Oxford University Press, 2000.
STRAMBI, Marta Luiza. Cria Cuervos. Uma aproximação com a fotografia de Carmen Cal-vo. Anais do Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, RN, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1325- 1.pdf. Acesso em 8/5/2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).