Zoo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.131-146Keywords:
videoinstalação, performance, animalAbstract
O artigo propõe uma reflexão sobre a videoinstalação performática ZOO, apresentada no Festival Internacional de Arte e Tecnologia F.A.S.E, realizado no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, Argentina, em 2013. O trabalho consiste de uma projeção de vídeo sobre uma instalação construída com caixas de arquivo que são movimentadas pelos artistas durante uma performance. Os performers assumem a posição de animais enjaulados, relacionando-se com um ambiente imagético artificial e essencialmente cultural. A obra discute criticamente as complexas relações entre homens e animais na sociedade contemporânea. Neste
artigo, o trabalho ZOO é discutido a partir de um diálogo com autores como John
Berger e Jacques Derrida, que se concentram nas questões éticas e filosóficas da
relação homem-animal.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. The Open. Man and Animal. Stanford, California: Stanford University Press. 2004
BERGER, John. Why look at animals? London: Penguin books. 2009.
DERRIDA, Jaques. O animal que logo sou. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
FORTES, Hugo Fernando Salinas, Junior. Interações entre natureza e ciência na arte contemporânea. In: Art & Sensorium, v. 1, p. 79-96, 2014.
MACIEL, Maria Esther. Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
ULLRICH, Jessica et al (Hrsg.). Ich das Tier. Tiere als Persönlichkeiten in der
Kulturgeschichte. Berlin: Reimer Verlag, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).