Estética do performativo ou o fim do teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos? Eugenio Barba, Presente!
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.57-70Keywords:
Eugenio Barba, estética do performativo, dramaturgia do atorAbstract
Neste estudo coloca-se em questão se o teatro de pesquisa dos grandes mestres pedagogos do século XX, no qual Barba é herdeiro, seria o último baluarte de um teatro que se investe, de forma artesanal, contra a doxa institucionalizada pelas práticas pós-dramáticas ou da estética do performativo, que em sua consagração mundial vem sistematicamente sacrificando e esvaziando de significado ou importância aquilo que na essência se constitui a base de pesquisa dos mestres pedagogos, de toda uma geração: a busca pela arte secreta do ator.
Downloads
References
BARBA, Eugenio. Un amuleto fatto di memoria. Il significato degli esercizi nella drammaturgia dell’attore. In_ Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
_________. Teatro. Solitudine, mestiere, rivolta. Milano: Ubulibri, 2000.
________. A canoa de papel. Tratado de Antropologia Teatral. Brasilia: Dulcina Editora, 2009.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Editora Vozes, 1970.
DE MARINIS, Marco. Il teatro dopo l’età d’oro. Roma: Bulzoni Editore, 2013.
________. El nuevo teatro, 1947-1970. Barcelona: Paidós, 1988.
________. Capire il teatro. Lineamenti di una nuova teatrologia. Roma: Bulzoni, 2000.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estetica del performativo, una teoria del teatro e dell’arte. Roma: Carocci editore, 2014.
GROTOWSKI, Jersy. POLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/ Perspectiva, 2010.
OSTERMEIER, Thomas. BANU, Georges (Org.) Le Théâtre et la peur. France: Actes Sud, 2016.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987.
UNO, Kuniich. A Gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
VARLEY, Julia. Sottopartitura: ancora un termine utile e sbagliato. Risposte a Patrice Pavis. In Drammaturgia dell’attore. DE MARINIS, Marco (Org). Teatro Eurasiano, n.3, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).