Crítica dissensual: estética e densidade conceitual frente ao julgamento ético da intencionalidade artística
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.147-160Keywords:
crítica, estética, dissensoAbstract
Propõe-se uma discussão teórica voltada a impasses da crítica com a virada social nas práticas artísticas e o esvaziamento dos critérios estéticos, problematizando uma tendência que toma a ética como valor e critério privilegiado para avaliar trabalhos processuais, desmaterializados, colaborativos e relacionais. Especula-se que tal abordagem tem caráter despolitizado se desconsiderar os antagonismos e a densidade conceitual em favor da intencionalidade dos artistas que usam situações sociais para produzir projetos participativos e/ou colaborativos. A partir de Néstor García Canclini, Hal Foster, Nicolas Bourriaud, Claire Bishop e Jacques Rancière, elabora-se uma compreensão do caráter crítico e político da
arte como modo de operar uma crítica dissensual capaz de articular o estético sem sujeitá-lo ao julgamento ético.
Downloads
References
ALBERRO, Alexander; SMITMSON, Blake (eds.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge: The MIT Press, 2000.
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. ed. 2. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BISHOP, Claire. “Antagonismo e estética relacional”. In. Tatuí. Recife, n. 12, 2011, p. 109-132.
BISHOP, Claire. “A virada social: colaboração e seus desgostos”. In. Concinnitas: Revista do Instituto de Artes da Uerj. Rio de Janeiro,
julho 2008, ano 9, v.1, nº 12, p. 143-155.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BOURRIAUD, Nicolas. “Estética relacional, a política das relações”. In: LAGNADO, Lisette, PEDROSA, Adriano [et al.]. 27ª Bienal de São Paulo: seminários (2006). São Paulo: Fundação Bienal de SP - Cobogó, 2008, p. 332-340.
CANCLINI, Néstor García. A Sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo (Edusp), 2012.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org; Ed. 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).