Confiar na escuridão, nas regiões desertas do céu
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.121-134Keywords:
processo de criação, paisagem, incertezaAbstract
Partindo do encontro fortuito com um antigo mapa da Lagoa dos Patos e seus arredores, este texto busca apresentar questões sobre o processo de criação em artes visuais do autor e a sua imbricada relação com a paisagem, partindo da premissa de que, por trás de toda prática artística, subjaz uma poética resultante de uma forma particular de contemplar o mundo. A partir do entrecruzamento das percepções do artista com referenciais da literatura, da teoria da arte, da filosofia e da geografia, por meio de uma escrita que transita entre a teoria e a ficção, buscou-se apontar procedimentos possíveis de se pensar, de se relatar e de se escrever sobre o processo de criação na universidade, que estivessem de acordo com a incerteza e a espontaneidade inerente ao fazer artístico.Downloads
References
BENJAMIN, W., “Doutrina das semelhanças”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, v. 1, 1994.
BERNARDET, J. C., Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BORGES, J. L., Borges, oral & Sete noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CALVINO, I., Palomar. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CHAUÍ, M., Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
CONTI, M. S., Há uma santa com seu nome. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-76/questoes-literarias/ha-uma--santa-com-seu-nome>. Acesso em: 19.01.2014.
LANCRI, J., “Comment la nuit travaille en étoile et pourquoi”. In: GOSSELIN, P.; LE COGUIEC, E. (orgs.). La recherche création: Pour
une compréhension de la recherche en pratique artistique. Quebec: Presses de l’Université du Québec, v. 1., 2006.
MERLEAU-PONTY, M., (a) O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
______. (b) O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PROUST, M., O Tempo reencontrado. São Paulo: Globo, 2006.
REY, S. “Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais”. In: BRITES, B.; TESSLER, E. (org.). O meio como ponto zero:
metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, v. 1. pp. 123-140. 2002.
SANTOS, M., Metamorfose do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora Edusp, 2012
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).