Na presença do vazio há algo que se escreve
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.235-239Keywords:
vazio, ausência, invisibilidadeAbstract
Em O Inquilino obra de Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander tem-
-se uma bolha como protagonista. Por vezes, ela afirma a sua própria invisibilidade ao percorrer os espaços vazios de uma casa durante o tempo de duração do vídeo, sem nunca estourar. Este texto parte da obra de Cao e Rivane para refletir sobre questões como a ideia de vazio e ausência, tecendo breves paralelos com o teórico Michel de Certeau em A invenção do cotidiano. A necessidade de ter o espaço circunscrito por algo tão frágil e delicado como é a natureza da própria bolha dialoga com a ideia de uma presença constante de algo que nunca se concretiza
completamente, é da ordem de uma ausência ou de um esquecimento. Como se houvesse uma apropriação do lugar em si feita pela própria bolha, constitui-se como uma lembrança que insiste em retornar assumindo o lugar de uma falta que parece estar sempre ali presente entre um cômodo e outro e por todo o tempo de duração do vídeo.
Downloads
References
ANJOS, Moacir dos. GUIMARÃES, Cao. Cao Guimarães. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: Artes de fazer/Michel de Certeau; 19.ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. –
Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
<http://www.caoguimaraes.com/> Acesso em fevereiro de 2015.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).