Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte

Authors

  • Paula Ferreira Tura

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.215-226

Keywords:

parto natural, cesariana, arte da performance

Abstract

Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte
sacraliza o nascimento humano como arte performática, devolvendo à mulher o protagonismo no momento do parto, não apenas pelo direito de movimentação próprio do processo mas da escolha consciente sobre a forma de nascimento de seu filho. Através da performance, o nascimento revela-se um ato político que protesta contra o excesso de cirurgias cesarianas eletivas, contra o desrespeito ao corpo da mulher mutilado por episiotomias, cortes abdominais, induções hormonais, violências veladas, falta de informação e impossibilidade de diálogo. Estabelecer o paralelo entre o parto natural domiciliar e performance como arte é dignificar o nascimento como processo artístico de cunho elevado.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Disponível em http://bvsms. saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualificacao_saude_

sup/pdf/Atenc_saude2fase.pdf. Acesso em 11/8/2014.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GLUSBERG, Jorge. El arte de la performance. Buenos Aires: Ediciones de Arte Gaglianone, 1986.

PORTAL FIOCRUZ. Disponível em http://porta.fiocruz.br/pt-br/content/pesquisa-revela-numero-excessivo-de-cesarianas-no-pais. Acesso em 31/8/2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Disponível em http://www.paho.org/bra/. Acesso em 01/8/2014.

How to Cite

Tura, P. F. (2018). Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte. REVISTA POIÉSIS, 15(24), 215-226. https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.215-226