Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte

Autores

  • Paula Ferreira Tura

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.215-226

Palavras-chave:

parto natural, cesariana, arte da performance

Resumo

Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte
sacraliza o nascimento humano como arte performática, devolvendo à mulher o protagonismo no momento do parto, não apenas pelo direito de movimentação próprio do processo mas da escolha consciente sobre a forma de nascimento de seu filho. Através da performance, o nascimento revela-se um ato político que protesta contra o excesso de cirurgias cesarianas eletivas, contra o desrespeito ao corpo da mulher mutilado por episiotomias, cortes abdominais, induções hormonais, violências veladas, falta de informação e impossibilidade de diálogo. Estabelecer o paralelo entre o parto natural domiciliar e performance como arte é dignificar o nascimento como processo artístico de cunho elevado.

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Referências

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Como Citar

Tura, P. F. (2018). Grito primal – o parto natural domiciliar como performance como arte. REVISTA POIÉSIS, 15(24), 215-226. https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.215-226