Arte, América Latina e as fronteiras do mundo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.12-24Keywords:
arte, localidade, identidade, mundo contemporâneoAbstract
A arte brasileira tem seus olhares tradicionalmente direcionados
a horizontes distantes que têm o norte do mundo como foco, herança
do período colonial, independentemente se esse interesse nos distancia
de nossa realidade social, política ou cultural, daquilo que efetivamente
nos distingue. Este ensaio propõe uma reflexão em torno das articulações
entre arte, localidade e identidade no mundo contemporâneo.
Downloads
References
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Os Prêmios de Viagem da Academia em Pintura. In: PEREIRA, Sonia Gomes (org.). 185 anos da
Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001 / 2002, p. 69-92.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HALL, Stuart. Que ‘negro’ é esse na cultura negra? In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG;
Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
IANNI, Octavio. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
PIPER, Adrian. A lógica do modernismo. Poiésis, Niterói, n. 11, p. 167-176, nov. 2008.
ZÍLIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).