Olhar para ser
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.13-24Keywords:
Cristina Salgado, corpo, imagem, arte contemporâneaAbstract
O texto tem como ponto de partida a análise de Ver para olhar,
instalação da artista Cristina Salgado exposta no Centro Cultural Paço
Imperial em 2012. O exame das relações entre olhar, corpo e imagem a
partir do trabalho de Salgado e de conceitos de Georges Didi-Huberman
permite questionar dicotomias do pensamento ocidental e compreender
como a arte contemporânea as ultrapassa. O artigo investiga também esses
termos no “perspectivismo ameríndio” com intuito de estudá-los mediante
outra lógica e, desse modo, distinguir sua singularidade em nossa
sociedade.
Downloads
References
BERNARD, Michel. Le Corps. Paris: Editions du Seuil, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La couleur de chair, ou le paradoxe de Tertullien. In L’Image ouverte. Paris: Gallimard, 2007.
LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu. In Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
SALGADO, Cristina. Olhando para ver para Olhar. (comunicação) Anais do 22o Encontro Nacional da Anpap. Belém: UFPA, 2013, p.
-1377.
SCHAEFFER, Jean-Marie. O corpo é imagem. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), 2008.
SERRES Michel. Os cinco sentidos, filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Un corps fait de regards. In Qu’est-ce qu’un corps? Paris: Musée du Quai Branly/Flamarion, 2006.
WISNIK, José Miguel. O Globo, Rio de Janeiro, junho de 2012.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).