Memória e experiência no trabalho do performer: o Workcenter de Grotowski e Thomas Richards
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.37-44Keywords:
Jersy Grotowski, Arte como Veículo, performer, experiênciaAbstract
Em visita ao Workcenter de Grotowski e Thomas Richards localizado na cidade de Pontedera na Itália, em junho de 2013, buscamos compreender
in loco o treinamento do ator, a partir do legado de Grotowski, no entendimento da Arte como Veículo. Neste artigo, iremos nos deter à
seguinte questão: é possível compreender a arte como veículo enquanto um “antídoto”, uma saída, para o declínio da experiência, apontado por Benjamim?
Downloads
References
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. Brasília: Ed. Dulcina, 2009.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, vol.
São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DE MARINIS, Marco. Nova Teatralogia e Performance Studies: Questões para um diálogo. Repertório: Teatro & Dança, Salvador
(UFBA), v. 13, n. 15, 2010.
GROTOWSKY, Jerzy. Performer. In: Centro di lavoro di Jerzy Grotowski – Workcenter of Jerzy Grotowski. Pontedera: Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatral, 1988.
GROTOWSKY, Jerzy. Jersy Grotowski. Teatro e Ritual. In: O Teatro Laboratório de Jersy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva, 2010.
OSINSKI, Zbigniew. Grotowski e la Gnosi. Teatro e storia, XVIII, 2004.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).