Eu, robô? o trânsito do ser humano ao pós-humano em Stelarc
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.119-136Keywords:
arte, corpo, performance, imagens técnicas, tecnologiaAbstract
O artigo aborda a poética do artista australiano Stelarc a partir da perspectiva teórica da influência paradigmática das imagens técnicas sobre o campo ampliado da arte contemporânea. Analisa também, de uma perspectiva fenomenológica, o modo como certas proposições conceituais audaciosas podem gerar resultados práticos indesejáveis a partir da percepção do corpo como objeto passível de manipulação no horizonte
operacional das novas tecnologias.
Downloads
References
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FLUSSER, Vilém. Prétextos para a poesia. Cadernos RioArte Rio de Janeiro, ano 1, n. 3, 1985.
FLUSSER, Vilém. Texto/ Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos RioArte Rio de Janeiro, ano II, n. 5, 1996.
GONZAGA, R. M. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. Arte e Ensaios, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA - UFRJ, Rio de Janeiro, n. 13, 2006.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.
JEUDY, Henry-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, n. 1, 1984.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
MATURANA, Humberto, Cognição, ciência e vida cotidiana (organização e tradução Cristina Magro e Victor Paredes).Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. (coleção Os Pensadores – XLI). São Paulo: Abril Cultural, 1974.
ORTEGA, Francisco. Da ascese à bio-ascese, ou do corpo submetido à submissão ao corpo. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz
B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo. (orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OWENS, Craig. Beyond Recognition - Representation, Power, and Culture. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1992.
SMITH, Marquard (ed.). Stelarc, the Monograph. Cambridge: The MIT Press, 2005.
Entrevistas
STELARC entrevista a Jacques Donguy. In: L’Art au Corps. Paris: Flammarion, 1996.
Sítios eletrônicos
JONES, Mark. Disponível em http://www.bornyesterday.ca/cyberstage-archives/2011/3/23/stelarc-still-hanging-around.html. Acessado em 26/3/2012.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).