Pequena viagem à terra do melhor conhecimento: um caminho aberto com Klee
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.29-44Keywords:
arte e educação, Paul Klee, produção de vídeoAbstract
Este artigo relata o processo de realização de um vídeo coletivo, em três turmas da disciplina “Arte e educação”, do primeiro período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O título dos vídeos, “Pequena viagem ao país do melhor conhecimento – a biblioteca”, remete ao texto Confissão criadora, de Paul Klee. A partir da poética suscitada pelas ideias de Klee e pela reverberação das colocações de Agamben sobre os múltiplos papéis da singularidade na “comunidade que vem”, busca-se – na arte – sua aproximação com a educação e as possibilidades pedagógicas provenientes da tensão entre ambas.
Downloads
References
AGAMBEN, G. La comunidad que viene. Trad. José Luis Villacañas, Cláudio La Rocca e Ester Quirós. Valencia: Pre-textos, 2006.
ANDRADE, O. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Agir, 1977.
CAMARGO, I. Gaveta dos guardados. Augusto Massi (Org.). São Paulo: Ed. USP, 1998. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.
CASTRO, M. A. De. O acontecer poético. A história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
DONDI, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. O que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2010.
KLEE, P. “Sobre a arte moderna e outros ensaios.” Trad. Pedro Sussekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Apud “Arte – linguagens”. Alayde Wanderley Mariani (Org.). Rio de Janeiro: Paço Imperial, s/d.
HEIDEGGER, M. “Construir, habitar, pensar”. In Ensaios e Conferências. Trad. Márcia Schuback e outros. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
RILKE, R. M. Cartas a um jovem poeta. Trad. Paulo Rónai. Rio de Janeiro: Globo, 1986.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).