A crítica de arte como desdobramento poético
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1319.107-118Keywords:
Frederico Morais, nova crítica, Projeto Coca-ColaAbstract
O presente artigo busca tecer uma reflexão sobre o processo criativo intrínseco à intervenção com garrafas de refrigerante Coca-Cola, na Petite Galerie, apresentada no contexto da exposição A Nova Crítica (1970), pelo crítico de arte Frederico Morais. À época, o referido crítico empenhava-se em promover uma renovação na crítica brasileira, com o intuito de atualizar sua função e de torná-la mais apta ao diálogo com a arte contemporânea dos anos 1970. Além disso, o artigo discute de que maneira esse trabalho se configura como desdobramento poético e comentário crítico aberto de Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola, de Cildo Meireles.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. A Indústria Cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional/Edusp, 1971, p. 287-295.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A Indústria Cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Indústria Cultural e Sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009, p. 5-44.
GALERIA DE ARTE BANERJ (Rio de Janeiro, RJ). Depoimento de uma geração: 1969-1970: catálogo. Rio de Janeiro: Galeria de Arte BANERJ, 1986. Sem numeração.
MEIRELES, Cildo, ANJOS, Moacir dos. Entrevista de Cildo Meireles e Moacir dos Anjos a Fernando Oliva. Jul. 2006. Disponível em: <http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/000795.html>. Acesso em: 18 abr. 2011. Entrevista concedida a Fernando Oliva.
FERVENZA, Hélio. Considerações da arte que não se parece com arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 6, n. 8, p. 89-98, jul. 2005. Disponível em: <http://www.concinnitas.uerj.br/Imagens/botoes/baixar-on.jpg>. Acesso em: 17 ago. 2011.
MORAIS, Frederico. Arte brasileira: cortes e recortes, quinta parte – 1965-1973. Rio de Janeiro: Soraia Cals, 2010. 383 p. Sem numeração.
MORAIS, Frederico. Artes plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
MORAIS, Frederico. Frederico Morais, o crítico-criador. Disponível em: <http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=3279>. Acesso em: 29 jun. 2008. Entrevista concedida a Gonzalo Aguilar.
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA (Belo Horizonte, MG). Neovanguardas: catálogo. Belo Horizonte, 2008. 163 p.
RIBEIRO, Marília Andrés. Neovanguardas: Belo Horizonte, anos 60. Belo Horizonte: C/ Arte, 1997.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).