O tempo criador: análise da poética da decomposição na obra fotográfica de Éric Rondepierre
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.86-97Keywords:
tempo, fotografia, decomposição, Eric RondepierreAbstract
A questão da temporalidade na construção da imagem fotográfica será aqui analisada. Para tal, o tempo é empregado como fundante na constituição da imagem, mas, do mesmo modo que a cria, é também o que a deteriora. Busca-se, com este estudo, elementos para a discussão de uma poética que se apóie no tempo como ação estética: uma poética da decomposição. A discussão será proposta a partir da análise de imagens do fotógrafo francês Éric Rondepierre.
Downloads
References
DUBOIS, Phillippe. Efeito filme: figuras, matérias e formas do cinema na fotografia. IN: SANTOS, Alexandre e SANTOS, Maria Ivone
dos. A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004.
ENTLER, Ronaldo. Fotografia e acaso: a expressão pelos encontros e acidentes. IN: SAMAIN, Étienne. O fotográfico. São Paulo:
Hucitec, 1998.
MACHADO, Sérgio. Onde a terra acaba. Documentário. Videofilmes, 2001, 75min.
RONDEPIERRE, Eric. Oeuvres. IN: http://www.ericrondepierre.com/pages/fr_oeuv.html. Pesquisado em setembro de 2007 e em
/06/2008.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado – processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 1998.
SONAGLIO, Vilma. Tangenciando um processo de criação. IN: SANTOS, Alexandre e SANTOS, Maria Ivone dos. A fotografia nos
processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004.
SOULAGES, François. Estética de la Fotografía. Buenos Aires: La Marca, 2005.
WILKERSON, Dale. Autodomínio e a forma variável: a palestra de Nietzsche sobre Heráclito. Revista Impulso, Piracicaba, 16 (41),
, p. 81-88
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).