Set e “ação”: notas sobre processos criativos no cinema
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.77-88Keywords:
criação artística, cinema, cineastasAbstract
Neste artigo levantamos algumas possibilidades de análise do processo criativo no cinema, utilizando registros autobiográficos, sobretudo de cineastas, e desenvolvendo hipóteses sobre a recorrência de alguns procedimentos ritualizados como deflagradores e constitutivos da criação artística. Para tanto, enfocamos o set de filmagens e a ação, situações sociais experimentadas como excepcionais por atores sociais envolvidos.Downloads
References
ANDRADE, Mario. Cartas de Mario de Andrade a Murilo Miranda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
AUSTIN, J. L. Quand dire, c’est faire. Paris, Éditions du Seuil, 1994.
BERGMAN, Ingmar. Lanterna Mágica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
CHAPLIN, Charles. Minha Vida. Rio de Janeiro, José Olympio, 1989.
DABUL, Lígia. Processos criativos sob o olhar sociológico. Revista Ponto-e-vírgula. Pós-Graduação de Ciências Sociais da PUC-SP, n. 2, 2007.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Procura da Poesia in Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Mozart. Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
FELLINI, Federico. STRICH, Cristian; KEEL, Anna (Org.). Fellini por Fellini. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1986.
KUROSAWA, Akira. Relato Autobiográfico. São Paulo: Estação Liberdade, 1990.
JOPLIN, Janis. Janis Joplin por ela mesma. São Paulo: Martin Claret, 2004.
JUNG, C. G. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991.
SOARES, Luiz Eduardo. O autor e seu duplo – a psicografia e as proezas do simulacro in Religião e Sociedade, n. 4, 1979.
TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis: Vozes. 1974.
ULLMANN, Liv. Mutações. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1978.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).