O close e o closet: fisiognomonia, typecasting e outros estereótipos

Authors

  • Leonardo Antunes Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.912.101-114

Keywords:

fisiognomonia, seleção de elenco, estereótipo, comédia

Abstract

O artigo relaciona a prática da fisiognomonia – presente nas artes plásticas e na ciência há séculos – com a idéia de typecasting – seleção de elenco calcada sobretudo nas características físicas do ator – no cinema. Depois se desenvolve o argumento de que, na comédia O Closet, o cineasta francês Francis Veber, se contrapõe à fisiognomonia e ao typecasting, propondo um deslocamento do olhar e uma fuga dos estereótipos.

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References

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Published

2008-12-01

How to Cite

Cunha, L. A. (2008). O close e o closet: fisiognomonia, typecasting e outros estereótipos. REVISTA POIÉSIS, 9(12), 101-114. https://doi.org/10.22409/poiesis.912.101-114