O close e o closet: fisiognomonia, typecasting e outros estereótipos
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.101-114Keywords:
fisiognomonia, seleção de elenco, estereótipo, comédiaAbstract
O artigo relaciona a prática da fisiognomonia – presente nas artes plásticas e na ciência há séculos – com a idéia de typecasting – seleção de elenco calcada sobretudo nas características físicas do ator – no cinema. Depois se desenvolve o argumento de que, na comédia O Closet, o cineasta francês Francis Veber, se contrapõe à fisiognomonia e ao typecasting, propondo um deslocamento do olhar e uma fuga dos estereótipos.Downloads
References
Referências Bibliográficas
ECO, Umberto. “A linguagem do rosto”. In: Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz
Borges.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 45 a 53.
MIRANDA, Carlos Eduardo Albuquerque. “A fisiognomonia de Charles Le Brun – a educação da
face e a educação do olhar”. In: Pro-Posições, v. 16, n. 2 (47) – mai/ago, 2005, p.15 a 35
MORIN, Edgar. As estrelas - mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
WOJCIK, Pamela. “Typecasting”. In: Criticism – v. 45, n. 2, Spring 2003, p. 223-249.
Filmografia
CARTEROT, Thibault, JEANNE, François e LA MOTHE, Nicolas. La Saga Pignon - Francis Veber,
artisan du rire. Documentário disponível no DVD “Le Placard”, 2001.
MOLINARO, Edouard. Fuja enquanto é tempo (L’Emmerdeur, França, 1973).
ROBERT, Yves. Louro, alto, de sapato preto (Le grand blond avec une chaussure noir, França, 1972).
VEBER, Francis. A cabra (La Chèvre, França, 1981).
______. O closet (Le Placard, França, 2001).
______. Os compadres (Les Compères, França, 1983).
______. Contratado para amar (La Doublure, França, 2006).
______. Os fugitivos (Les Fugitifs, França, 1986).
______. O jantar dos malas (Le Dîner de Cons, França, 1998).
______. Os três fugitivos (Three Fugitives, EUA, 1989).
WILDER, Billy. Amigos, amigos, negócios à parte (Buddy Buddy, EUA, 1981).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).