Produção artística contemporânea: a cibercepção em Rara Avis e Verbarium
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.129-138Keywords:
arte contemporânea, cibercepção, Rara avis, verbariumAbstract
O presente artigo trata da relevante presença da produção de Arte & Tecnologia no sistema da arte atual, trazendo para a discussão a questão da percepção em Rara Avis, obra de Eduardo Kac, e Verbarium, de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau. Percepção que segundo Ascott (2002) pode ser denominada Cibercepção. Deste modo, será realizada em um primeiro momento uma abordagem conceitual de tal termo e posteriormente a análise das obras acima mencionadas.Downloads
References
ASCOTT, Roy. “A arquitetura da Cibercepção”. In: LEÃO, Lúcia (Org.). Interlab: labirintos do
pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
DOMINGUES, Diana. “Software Art: comportamento e experiência em ciberarte”. In: Revista
Aplauso, nº 92, ano 10.
LEÃO, Lúcia (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo : Annablume, SENAC, 2004.
MACHADO, Arlindo. “Corpos e mentes em expansão”. In: MACHADO, Arlindo. O quarto
iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro : Rios Ambiciosos, 2001.
___________. Arte e mídia. Rio de Janeiro : Zahar, 2008.
SANTAELLA, Lúcia. “Sujeito, subjetividade e identidade no Ciberespaço”. In: LEÃO, Lúcia (org.).
Derivas: cartografias do Ciberespaço. São Paulo : Annablume, SENAC, 2004.
SANTOS, Nara Cristina. Arte (e) Tecnologia em sensível emergência com o entorno digital: projetos
brasileiros. 2004. 367f. Tese (Doutorado - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) – Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SOGABE, Milton. Arte e Tecnologia. LEÃO, Lúcia (org.). Derivas: cartografias do Ciberespaço.
São Paulo: Annablume, SENAC, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).