A máquina escriturística: de Duchamp a Certeau
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.139-150Keywords:
projeto de arte, modernismo, história da arte, citaçãoAbstract
Nosso trabalho visa compreender a leitura que o historiador e antropólogo Michel De Certeau faz do projeto artístico mais ambicioso de Marcel Duchamp – O Grande Vidro. Na realização da pesquisa, buscamos entender como o pensador localizou a obra dentro de suas discussões teóricas e, mais, qual a relação de O Grande Vidro com os conceitos de arte predominantes em seus escritos.Downloads
References
ASTHON, Dore. Rencontre avec Marcel Duchamp. Paris:Envois/L’Échoppe, 1996.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Tradução de Rodnei
Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BRITO, Ronaldo. “A arte colocada a nu pelos artistas, mesmo”. In: LIMA, Sueli de (org.). Experiência
crítica – textos selecionados: Ronaldo Brito. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo, Perspectiva,
CASTILLO, Sonia S. del..Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposições.
São Paulo: Martins, 2008.
CERTEAU, Michael. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves.
Petrópolis: Vozes, 1994.
_________________. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
COHEN, Renato. Work in Progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. Trad. de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes,
, p.303.
DANTO, A.C.. “A idéia de obra-prima na arte contemporânea” In: FERREIRA, Glória; VENANCIO
FILHO, Paulo (org). Arte & Ensaio, nº10. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Artes
Visuais, EBA-UFRJ, 2003, p.90
DUARTE, Claudia. Marcel Duchamp, olhando o Grande vidro como interface. Rio de Janeiro:
Rios Ambiciosos, 2000.
JANG, Young-Girl. Objet Duchampien. Paris: Editions L’harmattan, 2001
PAZ, Octávio. Marcelo Duchamp ou o Castelo da Pureza. Tradução do Sebastião Uchoa Leite.
São Paulo: Perspectiva, 2004.
POULOT, Dominique. “Museu, nação, acervo” In: BITTENCOURT, José Neves et. all. História
representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: MHN, 2003.
MINK, Janis. Marcel Duchamp. 1887-1968: El arte contra el arte. Madrid: Taschen, 2002
SWEENEY, James Johnson & DUCHAMP, Marcel. “Interview with Marcel Duchamp,” in “Eleven
Euro- peans” In: The Museum of Modem Art Bulletin, 1946.
TASSINARI. A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.
TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. Tradução de Maria Teresa de Resende Costa. São
Paulo: Cosac Naify, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).