Wim Delvoye e seu império
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.108-121Keywords:
arte contemporânea, estética, modernidadeAbstract
O artigo aborda a produção de Wim Delvoye, apontando para a impossibilidade de um pensamento que tome a arte somente a partir do ponto de vista histórico ou estético, que obedeça à linearidade e à teleologia. A referência à simbologia de tempos históricos, como a modernidade, é aqui realizada por meio de descontextualizações e de deslocamentos. Se jogo é um elemento central para a compreensão dessa estética, é por meio do humor que o artista se apodera do mundo e age por deslegitimação.Downloads
References
CRESTI, Daniela; GAGLIANÒ, Pietro. Wim Delvoye: fabrica. In: Exibart.onpaper: eventi d’arte in Itália. Firenze, v. 2, n. 10, p. 16, nov./dez. 2003. Disponível em http://www.emmi.it/pdf/ Onpaper10.pdf. Acesso em 21/09/2005.
DANNAT, Adrian. Lav lab. In: Cloaca. Disponível em www.cloaca.be. Acesso em 22/09/2005.
DELVOYE, Wim. Josefina Ayerza interviews Wim Delvoye. In: Cloaca. Disponível em http://www.lacan.com/frameXIX7.htm.
Acesso em 02/10/2006.
JE cherche à donner une cotation à l’art: entrevista com Wim Delvoye, Le Monde, Paris, 25/8/2005.
Michaud, Yves. Humain, inhumain, trop humain : Réflexions philosophiques sur les biotechnologies, la vie et la conservation de soi à partir de l’oeuvre de Peter Sloterdijk, Paris, Climats, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. Le partage du sensible: esthétique et politique. Paris: La fabrique editions, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004.
Site de referência
www.wimdelvoye.be> Site de Wim Delvoye.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).