A crítica de arte como gênero e conceito
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.196-227Keywords:
crítica de arte, teoria estética, leitura da obra de arte.Abstract
O artigo identifica os traços mais característicos de algumas das principais vertentes da crítica de arte no século XX, investigando os fundamentos teóricos e conceituais que sustentam suas análises e localizando afinidades e divergências no conjunto das abordagens. O texto é parte de um estudo mais amplo sobre crítica.Downloads
References
ANDRADE, Mário. “O Artista e o Artesão” in: ______. O Baile das Quatro Artes. São Paulo: Martins Editora/Instituto Nacional do Livro
/MEC, 1975.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Tradução de Helena Gubernatis. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.
ARGAN, Giulio Carlo. Crítica de Arte – Uma perspectiva antropológica. Concinitas, Rio de Janeiro, ano 6, volume 1, número 8, julho 2005.
BACHELARD, Gaston. O Direito de Sonhar. Introdução de José Américo Motta Pessanha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
BACHELARD, Gaston. “A Poética do Espaço”.in: Gaston Bachelard. Tradução Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São
Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).
BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. Tradução de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BENJAMIN, W. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. 1ª. edição. Tradução de José Martins Barbosa e Hermerson Alves
Batista. São Paulo: Brasiliense, 1989 (Obras escolhidas, v. 3).
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura/Walter Benjamin. Tradução de Sérgio Paulo
Rouanet, prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994 (Obras Escolhidas I).
BENJAMIN, W. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão/ Walter Benjamin; Tradução, prefácio e notas de Marcio
Seligmann Silva. São Paulo: EDUSP/Iluminuras, 2002.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna. Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 1994.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1985.
CAVALHEIRO, Edgard. (org.) Testamento de uma Geração. Porto Alegre: Editora Globo, 1944.
DUFRENNE, Mikel. Estética e Filosofia. Tradução de Roberto Figurelli. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ECO, Umberto. Obra Aberta. Tradução de Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2003.
GREENBERG, Clement. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Organização, apresentação e nota de Glória Ferreira e Cecília Cotrim
de Mello. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/MEC/FUNARTE, 1997.
JAMESON, Frederic Marxismo e Forma. Tradução de Iumna Maria Simon (Coordenação). São Paulo: Hucitec, 1985.
LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre Literatura. Coordenação e prefácio de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974). São Paulo: Ática, 1985.
PROUST, Marcel. Nas Trilhas da Crítica. Tradução de Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Editora
Imaginário, 1994.
READ, Herbert. A Arte de agora, agora. Tradução de J. Guinsburg e Janete Meiches. São Paulo: Perspectiva, 1972.
READ, Herbert. As Origens da Forma na Arte. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
SCHLEGEL, Friedrich. Conversa sobre Poesia e outros Fragmentos. Tradução, prefácio e notas de Victor-Pierre Stirnimann. São Paulo:
Iluminuras, 1994.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler o livro do Mundo. Walter Benjamin: Romantismo e Crítica Poética. São Paulo: Iluminuras, 1999.
VENTURI, Lionello. História da Crítica de Arte. Tradução: Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: Edições 70, 1998.
VIGOTSKI, L.S. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).