De crioulo doido: paródia, vanguardas e teatro de revista
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.12-23Keywords:
revista, paródia, dialogismoAbstract
O artigo trata das relações entre teatro de revista e paródia, esta pensada não apenas como procedimento estilístico, mas, de modo mais amplo, como recurso estético que reflete determinada cosmovisão popular. Pautado na pluralidade, na heterogeneidade, tal recurso se mostra atemporal, adaptando-se a praticamente todos os estilos que tenham de alguma forma se associado à visão popular de mundo e neles se manifestando de diferentes modos. Por isso também se acrescenta ao estudo alguns apontamentos sobre as relações entre paródia e vanguardas do século XX.Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. La Cultura Popular en la Edad Media y en Renacimiento - el contexto de Rabelais. Barcelona: Barral,1974;
-------------------- Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
CAMPOS, Haroldo. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Perspectiva, 1975. --------------------------- “Miramar na Mira”, prefácio de
Memórias Sentimentais de João Miramar. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1964.
GARCIA, Silvana. As trombetas de Jericó – teatro das vanguardas históricas. São Paulo: Hucitec, 1997.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Lisboa: Edições 70, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).