É Brasileiro, Já Passou de Americano
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.52-61Keywords:
teatro musical, teatro de revista, preconceito, dramaturgia.Abstract
Breves comentários sobre o Teatro Musical Brasileiro desde a sua chegada, ao Brasil, até os dias de hoje, quando o teatro tecnológico e melodramático aporta em São Paulo com as mega-produções da Broadway. Este artigo pretende alertar sobre a necessidade de se formarem libretistas e especialistas em playwriting, a fim de que o musical contemporâneo brasileiro e seus personagens sejam, dramaturgicamente, pensados e construídos entre música e fala, com eficácia. Paralelamente aos musicais americanos, poderemos exportar nossos espetáculos e construir a mão-inversa, divulgando nosso teatro, nossas histórias e nossa música através desta outra forma de expressão teatral. Se, no passado, exportamos revistas musicais, poderemos, no presente, exportar grandes produções musicais com tecnologia.Downloads
References
EVEN, David. The Story of America´s Musical Theater. Nova York: Chilton Company. Book Division, 1967.
FRANKEL, Aaron. Writing the Broadway Musical. Nova York: Da Capo Press. 2000.
PIROTTA, Nilthe Miriam. O Melos Dramático: a gênese do musical moderno. Tese de Doutorado. ECA/USP, 1997
SANT´ANNA, Afonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1986.
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP, 1991.
_______________. Não adianta Chorar: teatro de revista brasileiro. Oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
_______________. De Pernas para o Ar: teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado. Coleção Aplauso. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).